domingo, 14 de abril de 2013

Coleta precária gera mini lixão na fazenda Engenho do Meio

Há alguns dias esse humilde blogueiro recebeu inúmeras denúncias de acúmulo de lixo na Fazenda Engenho do Meio devido a precariedade do serviço de coleta resíduos no Distrito de Bebelândia, em Santa Rita.

Combinamos os horários e fomos in loco registrar tudo detalhado.
A situação lá é a seguinte: os moradores do distrito sofrem com a precariedade do serviço de coleta da PMSR e com isso se vêem obrigados a descartar o lixo em local impróprio, com é o caso acima citado. 
De acordo com os relatos dos moradores, o acúmulo de lixo no local é proporcionado pelo fato de que a coleta só ocorre nas ruas principais do distrito, que também acumulam bastante lixo, deixando as ruas laterais, paralelas e transversais, desassistidas do serviço tão essencial à saúde pública. 

Em conversa com Severino Maroja Neto, que é neto do proprietário, Sr Severino Maroja, ele nos informou que a incidência de bichos peçonhentos como ratos, escorpiões, entre outros, tem crescido assustadoramente com a formação desses focos de lixo. 
Neto também nos informou que a quantidade de resíduos só não está maior porque por mais de duas vezes foi queimado o lixo, no sentido de diminuir a quantidade.
Os proprietários da Fazenda Engenho do Meio e os moradores das redondezas, pedem uma ação efetiva da prefeitura e uma solução para essa que é uma questão de saúde pública. 

"pedimos uma solução imediata por parte da prefeitura, que é a responsável pelo serviço de coleta no município. Não entendemos como uma atividade tão vital e tão simples de se executar como é o caso da coleta de resíduos não vem sendo feita. Os moradores sem ter outra alternativa, jogam o lixo dentro da fazenda. A nós, só nos resta solicitar ao prefeito que determine a limpeza do local e quando isso não acontece, temos que queimar o lixo para minimizar a grande quantidade que se forma de resíduos sólidos nos pontos onde mais se acumulam" Afirmou Neto Maroja.

Este blog só tem a lamentar pelo fato de que em quatro meses de gestão o novo gestor ainda não conseguiu cobrir todos os bairros e distritos de Santa Rita com a coleta de resíduos, essencial à saúde pública.
Com a palavra, as autoridades 'competentes' da PMSR.


Por Rodrigo Costa.

Nenhum comentário: