quinta-feira, 11 de abril de 2013

Abandono: Creche de Bebelândia sofre com descaso e falta de estrutura

No dia de hoje, Quinta (10), dois vereadores de oposição, Waldecir Lucindo, o Bebé (PT do B) e Emerson Pereira, o Missinho do Bode (PC do B), estiveram visitando diversos equipamentos públicos do município em Bebelândia. Dentre eles, estiveram na esquecida e sucateada Creche Professor Nery.
Já na frente da creche há uma lama dos esgotos que acumula mosquitos, ratos e dengue, como se pode ver na foto: 

Dentro da instituição a situação é ainda pior, chegando a ser calamitosa e digna de atitude urgente. 
A casa locada que é usada como creche, nada mais pode ser do que um depósito de extrema insalubridade para receber e atender crianças. A sensação térmica dentro do recinto é de alta insalubridade, muito quente, passando dos 40º. Os funcionários apenas dispõem de um ventilador para atender tanto à eles, quanto as crianças.
A fiação elétrica está, em algumas partes, descobertas oferecendo risco à vida das crianças, como mostramos abaixo em um dos casos de exposição da rede elétrica:
Com o fogão industrial ocorreu um acidente, onde a mangueira inchou, quase explodindo. Na oportunidade, de acordo com as funcionárias da creche, o Corpo de Bombeiros foi chamado e interditou a casa, devido o acidente e a insalubridade do local, que me seguida foi reaberto pela gestão. Para substituir o fogão industrial que até hoje vaza gás, foi enviado um fogão comum, de 4 bocas, que não tem densidade para cozinhar 'tachos' para alimentar todos e todas, afirmou a cozinheira da creche. (vide fotos dos fogões abaixo).



As instalações hidro-sanitárias também encontram-se defasadas e expostas às crianças. Como pode-se observar nas fotos tiradas dos sanitários sem assento e do compartimento que abriga os chuveiros, onde percebe-se um amontoado de materiais, na maioria roídos por ratos.
Ainda segundo os relatos, a creche só recebeu suprimento para a alimentação dos usuários e funcionários apenas uma única vez. Mesmo havendo uma merendeira na instituição, a mesma dá os seus plantões, porem, não cozinha um alho sequer, pois como acima é citado, o fogão não corresponde à demanda e não há alimento suficiente para fornecer almoços, entre outras formas de alimentação.
A creche supracitada, ainda não dispõe de diretor/a para gerir de maneira adequada aquela unidade educacional. Solicitando oficialmente por meio de documento as soluções inerentes ao bom funcionamento da casa. Como por exemplo, solicitar as carteiras e mesas que estão sucateadas, enferrujadas e amontoadas, colocando em risco a segurança dos pais e principalmente os alunos.

Uma outra grande preocupação dos servidores da creche, é com a alta incidência de ratos na casa. Os relatos são de uma verdadeira peste de ratos, obrigando os funcionários a guardar bens de consumo humano e de uso em suspenso, em lugar alto, para evitar que os roedores os roam. Todas que conversamos, reclamaram da diária exposição delas e das crianças à urina dos ratos, que causa leptospirose, que pode levar a morte. "estamos cansadas de todos os dias ter que limpar xixi de rato aqui e ter que arrumar pano de chão diariamente para substituir os usados na limpeza. Pois, nós não vamos reutilizar algo que foi usado e teve contato com essa urina que pode matar". Afirmou uma funcionária.

O vereador Bebé ficou de apresentar essas condições insalubres desta creche ao promotor da infância e juventude no sentido de que se tomem as devidas providências na referida creche.

O fato é que essa situação tem que ser resolvida o quanto antes. Deve-se interditar aquela unidade, colocá-la para funcionar em outro local, mais arejado e seguro até que se construa uma nova unidade de educação infantil que ofereça dignidade aos filhos e filhas de nós santaritenses.

Por: Rodrigo Costa

Nenhum comentário: