segunda-feira, 11 de março de 2013

PMSR tem sessenta dias para resolver problemas da pasta saúde no município


Por Luis Carlos Cunha
Secretário preocupado 2 PMSR tem sessenta dias para resolver problemas da pasta saúde no município
   Na tarde de quarta-feira (06); vereadores, entidades, o secretário de saúde José Maria e de comunicação Adelton Alves do município de Santa Rita estiveram na sede municipal do Ministério Público Estadual com o promotor de justiça Manuel Serejo para discutirem os problemas acumulados na pasta de Saúde.
Reunião 4 2 PMSR tem sessenta dias para resolver problemas da pasta saúde no município
   Falta de medicamento e ambulâncias, fechamento do pronto socorro de fraturas, a necessidade da abertura de um hospital infantil, regulamentação de algumas unidades do Programa de Saúde Familiar (PSF) e por fim a diminuição dos serviços prestados por falta de pagamento no Hospital e Maternidade Flávio Ribeiro Coutinho. Estes foram os problemas apresentados pelos vereadores; Josa de Nezinho e Irmão Jauires (PTC), Genival Guedes (PSD), Bebé (PTdoB), Missinho do Bode (PCdoB), Vanda de Olavo (PTdoB), João Júnior e Aurian Lima (PSB). A conselheira Tutelar Maria Luiza, em denúncia, expôs o problema da falta de remédio controlado nos Centros de Atenção Psicossocial (CAP’s), a assessoria da Secretaria de Saúde defendeu-se dizendo que pouco mais de um mês já estavam disponibilizados os medicamentos, mas foi rebatido pelo vereador Jauires, que disse ter checado a pouco mais de uma semana e o problema continua. Este mesmo vereador no encontro com o secretário reclamou a falta de ambulância na região do bairro de Odilândia. O secretário afirmou ter adquirido duas novas ambulâncias, mas iria para outros locais prioritários, porém estudaria com atenção o pedido do parlamentar.
Reunião 1 2 PMSR tem sessenta dias para resolver problemas da pasta saúde no município
   Outro grande problema foi o estado de abandono dos PSF’s de Bebelândia e Lerolândia apresentados por Josa, Bebé e Missinho. Com fotos e documentos, apresentaram ao secretário que por sua vez reconheceu o estado lamentável que se encontram os dois bairros, e pediu um pouco mais de paciência. “paciência nós temos, mas a morte não, estas pessoas batem a minha porta toda madrugada ou telefonam quando não podem vir até minha residência”, desabafou Josa. Ainda acrescentou o presidente da Câmara Municipal de Santa Rita (CMSR); “para vocês secretários que moram em João Pessoa é conveniente, pois ninguém vai clamar na sua porta”, após este desabafo de presidente da câmara começou um embate com o secretário de comunicação Adelton Alves, que se sentiu agredido verbalmente. Depois de diminuída a tensão o secretário de saúde disse que tentará resolver estes problemas na medida do possível.
O diretor da Unidade de Pronto Atendimento UPA Rodrigo Navarro 2 PMSR tem sessenta dias para resolver problemas da pasta saúde no município
   O diretor da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Rodrigo Navarro, que situa-se em Tibiri II alertou sobre a superlotação deste anexo, que está servindo como válvula de escape pelo problema gerado em Santa Rita. “A gestão não pode ser cobrada para resolver todos os problemas em seus quase três meses, mais vejo que além de não conter, está deixando se agravar”, falou o diretor. Ainda segundo Rodrigo, no período de janeiro a fevereiro de 2012 a unidade atendeu 4293 pacientes, neste mesmo período deste ano de 2013 já foram atendidos 4905.
O coordenador de vigilância ambiental Luis Carlos 2 PMSR tem sessenta dias para resolver problemas da pasta saúde no município   diretor de vigilância de saúde Jorge Molena 2 PMSR tem sessenta dias para resolver problemas da pasta saúde no município
                 Luis Carlos                                  Jorge Molena
   O coordenador de vigilância ambiental Luis Carlos apresentou outro problema maior em relação do abandono dos serviços para conter doenças epidemiológicas como; dengue, Calazar e esquistossomose no município. Mas foi apresentada por José Maria uma solução eficaz. Através dos serviços do diretor de vigilância de saúde Jorge Molena, foi exposto um projeto autossustentável, ou seja, sem trazer custos para o município que entrará em pauta nestes próximos dias na CMSR.
Indignação 2 PMSR tem sessenta dias para resolver problemas da pasta saúde no município  Indignação Close 2 PMSR tem sessenta dias para resolver problemas da pasta saúde no município
   O vereador Aurian Lima indignou-se durante a discursão pela atitude do secretário de comunicação da atual gestão. “Não suportava ele afirmar que estava tudo bem diante de tantos problemas e sustentar o sorriso quando estes eram apresentados, ao contrário do ilustríssimo secretário de saúde que seu semblante demostrava preocupação”, desabafou o vereador.
Josa aprenta documentos 2 PMSR tem sessenta dias para resolver problemas da pasta saúde no município   Reunião 1 2 PMSR tem sessenta dias para resolver problemas da pasta saúde no município
   Na última representação, foi apresentado o problema do Hospital Flávio Ribeiro Coutinho e o Pronto Socorro de Fraturas, e os representantes do executivo disseram que já esta sendo resolvido.
   O promotor Serejo deu um prazo de sessenta dias para que sejam resolvidos todos os problemas e apresentado os resultados diante da promotoria, caso contrário medidas mais rígidas seriam tomadas.

Fonte: NAHORAPB

Nenhum comentário: