quarta-feira, 13 de março de 2013

Magistério e apoio anunciam paralisação de advertência em Santa Rita.

Em entrevista concedida na tarde desta quarta ( 13/03) a um programa radiofônico da cidade, o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do município de Santa Rita, (SINFESA), José Farias e a professora Marleide Dos Santos (Leda), anunciaram que a classe do magistério decidiu por maioria, em assembléia realizada pela manhã e o pessoal de apoio em assembléia realizada durante a tarde de hoje, que as classes farão uma paralisação de advertência à nova gestão nesta quinta (14/03) e sexta (15/03/).

De acordo  com os representantes  da classe, a decisão se deu devido a demora na contratação do empréstimo, aprovado há mais de um mês pelos servidores e autorizado pela CMSR, para saudar os atrasos salariais referente ao mês de Dezembro de 2012 e o 13º.

Os sindicalistas e os servidores também reclamam de cortes feitos nos salários de dezenas de professores. Descumprindo, inclusive, o PCCR e outras leis conquistadas durante o tempo, fruto de muita luta dessa classe que tem passado por um grande sofrimento ao longo desses últimos 14, 15 meses.

José Farias questiona a demora no procedimento do empréstimo e argumenta que além de hever passado tempo suficiente para sanar esse problema, o sindicato e os vereadores já fizeram o que os cabiam fazer, faltando apenas a ação da gestão. "Ja há mais de um mês que o empréstimo foi aprovado em assembléia da categoria e na Câmara Municipal. Fizemos a nossa parte, falta a gestão fazer a parte dela" afirmou José. O sindicalista ainda reclamou da falta de um posicionamento oficial por parte da assessoria jurídica do município em relação aos direitos dos servidores.

A professora Marleide Dos Santos, por sua vez, informou que na sexta (15/03) as categorias realizarão um ato público em sua sede, na Av Juarez Tavora, em frente a Escola Dom Bosco, as 09hs. A professora Leda, como é mais conhecida, afirmou, de forma surpresa e preocupada, não acreditar que a procuradoria jurídica do município não tivesse conhecimento do que é um PCCR. "eu não quero acreditar que a procuradoria jurídica do município não tenha conhecimento do qque seja um PCCR, já que tem tantos advogados na gestão, cada pasta com no mínimo um, e ainda assim estejam a descumprir o nosso PCCR" disse a professora.

O apresentador, Jacy Mendonça, apelou para o bom senso do prefeito e pediu, mais uma vez, para que o mesmo resolva de vez essa situação que envolve não apenas os servidores, mas também os alunos e pais de alunos.

Este humilde blogueiro irá continuar acompanhando de perto o desenrolar desta situação, como tenho feito desde o ano passado, torcendo para que se chegue logo à um acordo que contemple todas as partes, principalmente os alunos, que estão na ponta do problema.

Por: Rodrigo Costa.

Nenhum comentário: