sexta-feira, 6 de abril de 2012

Fertilidade de Páscoa



Mesmo antes da era cristã, a Páscoa era uma data muito importante para a comunidade Judaica, pois é nela onde se comemora a fuga dos Hebreus do Egito, comandados por Moisés, saindo de um período de escravidão na terra dos Faraós, voltando a Canaã – Terra Prometida por “Yahveh”, como nos mostra o livro de êxodo.

Já depois da vinda de Cristo a terra, os seus descentes religiosos, entre os quais, a grande maioria de nós ocidentais, comemoramos a ressurreição de Jesus, este festejo sempre era realizado na antiguidade, no domingo seguinte a lua cheia posterior ao Equinócio da Primavera, 21 de março, que coincidentemente é a data de meu nascimento.

Pouca gente hoje em dia sabe ou quer saber o significado desta data, o que interessa mesmo é comer chocolate e correr pras praias, tomar cerveja e balançar a bunda ao som dos paredões, nada contra, na minha juventude também era da mesma forma, só que sem paredões. Os que não curtem praia e são mais de reunir a família, fazem uma farra em cima dos ovos de páscoa e outros derivados do chocolate.

A simbologia do Coelho de páscoa tem a ver com a mudança do verão para a primavera, e esta relacionado a fertilidade do período climático que se inicia, pois o coelho se reproduz rapidamente e em grandes quantidades, No Egito antigo o Coelho representava o nascimento e a esperança de vida nova com muita fartura.

Com todo esse blá blá blá, em suma, gostaria de desejar a todos uma excelente primavera e que almejem o tão esperado sonho de suas vidas, com essa renovação em que nosso planeta passa todos os anos, por ser um período de fertilidade e abundancia, não deixem o trem passar, subam nele – O FUTURO JÁ COMEÇOU!

Marcos Ferraz 

Nenhum comentário: