segunda-feira, 6 de maio de 2013

Monumentos históricos abandonados em Santa Rita pedem socorro


O maior conjunto de capelas e igrejas seculares do estado, estão ameaçadas de desaparecer.
 O patrimônio histórico de Santa Rita é composto por igrejas, capelas, engenhos e edificações que datam dos primórdios da colonização e povoação do Estado da Paraíba.

(Mirante do Atalaia)

 Todos de relevante valor histórico, artístico, cultural, distribuídos nas zonas urbana e rural do município. Esse acervo remontam a história do nosso povo a partir do século XVI, e representam um dos maiores da Paraíba, formando um conjunto arquitetônico denominado de patrimônio da várzea. 

(Igreja de Gargaú)

O cenário destes monumentos é muito rico em histórias, retratadas em obras literárias de José Lins do Rego, José Américo de Almeida entre outros autores. Portanto, não podemos ficar de braços cruzados esperando que a nossa história e raízes se percam no tempo.

(Casa Grande-Usina São João)

   Pedimos aos poderes constituídos do município que construa parcerias junto ao o Estado e ao Governo Federal, no sentido de que providências sejam tomadas para salvar estas relíquias históricas. 

(1º Engenho da PB, Engenho Del Rey, Tibiri Fábrica - 1586)

Vale salientar que nos Ministérios da Cultura e do Turismo, existem diversos programas e muitos recursos para recuperação e manutenção deste acervo patrimonial existente no nosso município. Se faz necessário a participação do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e PHAEP (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado), Ministério Público, através da curadoria do patrimônio, da PMSR (Prefeitura Municipal de Santa Rita) e CMSR (Câmara Municipal de Santa Rita), Governo do Estado e Governo Federal.

Da Redação com Marcelo Gomes.

2 comentários:

ribeiraadventureclub disse...

Oi tudo bem??? parabéns pelo Blog e seu trabalho de alertar a sociedade a respeito dos monumentos históricos do município de Santa Rita. Estou tentando fazer um movimento para dar visibilidade e denunciar o abandono dos monumentos pelo abandono. Meu nome é Luciano Zinn zap 083 9 9805.6105 ok.

O EU e o OUTRO LADO disse...

Lindo monumento é a igreja do Gargau, infelizmente muito abando😌