segunda-feira, 6 de maio de 2013

Vereador Padi Leomar fala sobre descaso com a APAE


Nota de esclarecimento sobre o descaso que a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Santa Rita (Apae) vem sofrendo:

No Brasil, a primeira APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais foi fundada no Rio de Janeiro, no ano de 1955, tendo a frente um grupo de pais que vivenciavam o drama de não encontrarem escola para seus filhos com deficiência intelectual.
Em Santa Rita, a APAE funciona há mais de uma década, na Rua Nautília Mendonça, Alto das Populares – Santa Rita, sob a direção da Professora Aldenize, atendendo a mais de 100 alunos com necessidades especiais.
São oferecidos aos alunos com necessidades especiais, diversas atividades educativas, aulas de arte, assistência social e assistência físico-motora (fisioterapia).
Infelizmente, a situação atual da APAE – SANTA RITA é extremamente caótica. O prédio encontra-se em estado de calamidade pública: paredes mofadas e caindo, salas de aula sem portas, equipamentos quebrados, janelas quebradas, falta equipamentos didáticos como livros, tv´s, dvd´s, falta de cadeira de rodas para atender os alunos com deficiência física, falta de merenda, falta de material de limpeza, funcionários sem receber seus salários desde o ano passado, enfim…
Mas, diante de tanta dificuldade, a direção ainda mantém a APAE pleno funcionamento, pois, segundo a diretora Aldenize, as atividades não podem parar, mesmo que os gestores ou o município de Santa Rita não “abrace a causa”, no sentido de destinação dos recursos, já dotados em Lei Orçamentária Federal e Municipal, que é direito da instituição para manutenção de suas atividades, a APAE irá continuar a funcionar com os equipamentos e estrutura que possui.
Contudo, Santa Rita, 3ª maior cidade do Estado da Paraíba, e oscilante entre 3ª e 4ª maior arrecadação estadual, (na esfera de educação municipal) não possui salas destinadas à educação especial, para receber e atender a estes alunos com deficiência intelectual, o que seria um crime mantê-los longe de tais atividades, que para eles já viraram rotina e é um escape, ou seja, um refúgio para os mesmos, e também de inclusão social, onde na maioria das vezes os alunos só saem de suas residências para irem a APAE.

O vereador Padi Leomar, visitou recentemente as instalações do prédio da APAE, chegando a participar de algumas atividades com os alunos e de reunião com a diretoria, que explanou a situação atual da instituição e das necessidades urgentes.
Sensibilizado com a situação da Instituição, com o descaso que a mesma vem sofrendo com a falta de recursos para sua manutenção, e principalmente com o perigo que os alunos, professores e funcionários estavam correndo, devido ao madeiramento do salão de eventos encontrar-se totalmente comprometido, o vereador decidiu fazer, com recursos próprios, uma pequena reforma no prédio, em caráter de urgência, para oferecer maior conforto e segurança aos alunos e corpo funcional da APAE.
No dia seguinte, foi enviado a APAE – Santa Rita, uma equipe de profissionais, que estão trocando o madeiramento, telhas do hall principal, trocando janelas que se encontravam com suas vidraças totalmente quebradas, trocando portas da guarita principal, e refazendo o piso do hall principal. Tudo isto para que os alunos tenham maior conforto ao se reunirem para suas atividades de rotina, principalmente os cadeirantes.
Nós sabemos que esta ação benévola, não é uma sombra diante das necessidades atuais da APAE, mas é uma ação de curto-prazo e imediata, tendo em vista o grande risco que se encontrava a estrutura física do prédio.
Estamos estudando, juntamente com a nossa assessoria, todo o orçamento municipal, LOA, LDO, e algumas Leis Municipais de gestões anteriores, no sentido de encontrar uma “solução” para a Instituição. Já encontramos uma DOTAÇÃO DE RECURSOS ANUAL, no teto de R$ 135.000,00 (Cento e Trinta e Cinco Mil Reais) para manutenção da APAE – SANTA RITA.
Iremos nos informar acerca da DEMORA no repasse destes recursos, e também “ONDE” estes recursos se encontram, visto que, segundo a direção da APAE, a instituição “há meses” não recebe nenhum recurso oriundo da esfera municipal, que também “prendeu” o repasse dos recursos federais.
Contudo, estamos ABRAÇANDO ESTA CAUSA em prol da APAE – SANTA RITA, que faz um trabalho maravilhoso, e que mantém acesa a esperança destes alunos com necessidades especiais, no sentido de inclui-los na sociedade, através da ARTE, MÚSICA, DANÇA e EDUCAÇÃO.
É louvável a atitude da Professora Aldenize, e de toda a sua direção e corpo de funcionários / colaboradores, em doar-se em prol da APAE, estando os mesmos a meses sem receber seus proventos salariais. É trabalhar por amor, acreditando na causa mesmo!
Desde já, quero convidar a SOCIEDADE SANTARRITENSE e aos SEUS GESTORES, a lutar juntamente conosco para que possamos ATENDER MELHOR a estes alunos, e proporcionar melhores condições a eles.
Não venho aqui atingir GESTÃO A ou B, Governo A ou B, pessoa A ou B. Venho aqui, como vereador, eleito e representante do Povo, para “MOSTRAR O PROBLEMA”, e dizer que se faz NECESSÁRIO UMA SOLUÇÃO URGENTE. Não podemos ser coniventes a este descaso, e deixar que a APAE torne-se, ou seja, taxada como um “depósito de crianças / pessoas deficientes”. Jamais podemos deixar isto acontecer em tempos como este!
Então, gestores, prefeito, vereadores, secretários, governador, senadores, deputados, e sociedade civil… (…) temos um “PROBLEMA”, agora teremos que “JUNTOS”, como representantes do povo, encontrarmos uma “SOLUÇÃO IMEDIATA” para este problema!
A APAE – Santa Rita não pode parar, nem tampouco FECHAR as suas portas!
Fonte: Ascom do Vereador Padi Leomar

Nenhum comentário: