terça-feira, 21 de maio de 2013

Descaso: Santa Rita não tem mais Defesa Civil

Depois de cortar os benefícios dos professores e servidores da saúde, de não realizar o carnaval, de não distribuir o peixe na Semana Santa, depois de mandar pelar todas as árvores das principais ruas da cidade, do caso do açude e de não realizar as festividades da Padroeira Santa Rita de Cássia, a mais nova constatação de descaso por parte do chefe do executivo municipal de Santa Rita é o desmantelamento, a desmontagem de um órgão essencial na prevenção e contenção de acidentes e/ou tragédias naturais à todos os municípios brasileiros, como é a Defesa Civil. Principalmente em um município cortado por grandes rios e que contem uma grande área alagavel de várzea como é a nossa cidade canavieira.



Até o mês de Dezembro do último ano a cidade dispunha do órgão da Defesa Civil que atuava principalmente na prevenção de catástrofes naturais ou causadas pela ação humana. Sendo composta pelo comandante e mais dois agentes, dispondo também de sede apropriada com equipamentos de comunicação como computadores e redes telefônicas, além de dois automóveis (carros) que serviam para o apoio logístico no trabalho de prevenção, mapeamento e monitoramento das áreas que mais correm os riscos de enchentes e deslizamentos na cidade, principalmente.

Essa fundamental autarquia que atua, ou atuava, na proteção à vida dos cidadão foi extinta pelo nosso atual prefeito que, não nomeou ninguém para ocupar tal posto nem tampouco conservou a sede nem os equipamentos que lá existiam.

O blog esteve em contato com um dos ex comandantes da Defesa Civil do município, Coronel Israel, e o mesmo demonstrou preocupação com o atual quadro referente à essa fundamental autarquia.

"caso haja qualquer tipo de situação de risco à comunidade, inexiste a Defesa Civil para atuar primordialmente na prevenção de qualquer possível acidente ou desastre. Hoje, Santa Rita está totalmente desassistida dos governos Federal, Estadual e Municipal por não terem nenhum representante da Defesa Civil cadastrados nos respectivos órgãos de Defesa Civil nos âmbitos municipal, estadual e federal" afirmou o Coronel Israel, ex comandante da Defesa Civil do município.

Diante das exposições acima, nos restam questionarmos se o prefeito de Santa Rita vai manter a cidade desassistida por parte da essencial e indispensável Defesa Civil Municipal?


Por: Rodrigo Costa

Nenhum comentário: