domingo, 19 de fevereiro de 2012

Estatuto da Juventude




A você, leitor, que não conhece a fundo a PL nº 27/2007 que cria o Estatuto da Juventude, em trâmite no Congresso Nacional, publico abaixo um excelente resumo, com adendo de outros PLs ligados ao tema, elaborado pela Portal Direito CE. Uma série de audiências públicas estão sendo preparadas para discutir o tema. A comissão especial que o analisa tem caráter terminativo, após a aprovação a proposta na comissão ela não precisará passar pelo plenário da Câmara. O resultado das audiências será apresentado em novembro ao Parlamento Jovem e o deputado Paulo Henrique Lustosa (PMDB), primiero vice-presidente da comissão acredita que o Estatuto deva ser votado até o fim do ano.

(...)50 milhões de brasileiros de 15 a 29 anos, [acompanham] o desfecho no Congresso Nacional do processo legislativo pelo qual podem ter seus direitos regulados com a aprovação do projeto de Lei 4529/04 que dispõe sobre o Estatuto da Juventude. A proposta está sendo analisada por uma comissão especial da Câmara dos Deputados que já elaborou um roteiro de trabalho.
A proposta reforça os ditames da carta maior do País de forma mais específica para o segmento. O leque de benefícios para a juventude deve ser garantido pela família, comunidade, sociedade e pelo Poder Público. Esses segmentos serão obrigados a assegurar, por exemplo, o atendimento individualizado junto aos órgãos públicos e privados prestadores de serviços.


Os jovens terão assegurados ainda a participação na formulação, na proposição e na avaliação de políticas sociais públicas específicas; poderão ser privilegiados com recursos públicos para sua proteção e capacitação profissional progressiva e contínua.


O projeto fixa normas impedindo a negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão, e todo atentado aos seus direitos, por ação ou omissão. A juventude é um direito personalíssimo e a sua proteção um direito social´, destaca a justificativa da proposta, elaborada pela Comissão Especial da Juventude, criada em 2003. A idéia é também estimular o protagonismo juvenil, que é a participação do jovem em ações que contemplem a procura pelo bem comum.


Os jovens índios também são lembrados pelo projeto que garante direitos como à utilização de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem no ensino fundamental regular e podendo ser ampliado para o ensino médio.


Indica ainda a garantia do ensino médio gratuito na modalidade de ensino regular, com a opção de cursos diurno e noturno e a educação superior, em instituições públicas ou privadas, com variados graus de abrangência do saber ou especialização do conhecimento.


O polêmico sistema de cotas é consolidado pelo Estatuto, que garante o instrumento para o acesso de jovens afrodescendentes, indígenas e alunos oriundos da escola pública no ensino superior. Outras garantias são: o direito a educação profissional, transporte escolar gratuito, a meia-passagem gratuita nos transportes rodoviários intermunicipais e interestaduais, a inclusão digital aos jovens por meio do acesso às novas tecnologias educacionais, dentre outras.


O Estatuto garante ao jovem o direito ao associativismo onde possa discutir seus problemas e apresentar soluções aos órgãos da Administração Pública encarregados dos assuntos relacionados à juventude.


Na área cultural, o projeto garante que pelo menos 30% dos recursos do Fundo Nacional de Cultura, sejam destinados a programas e projetos culturais voltados aos jovens tanto realizadas pelas instâncias do Poder Executivo, como pelos apresentados por entidades juvenis legalmente constituídas a, pelo menos, um ano.


Já os meios de comunicação terão que manter espaços ou horários especiais voltados à realidade social do jovem, com finalidade informativa, educativa, artística e cultural. Na área esportiva, o jovem terá direito à prática desportiva destinada a seu pleno desenvolvimento físico e mental, com prioridade para o desporto de participação.


Para que isso ocorra, a norma garante que as escolas com mais de duzentos alunos, ou conjunto de escolas que agreguem esse número de alunos, deverão ter, pelo menos, um local apropriado para as práticas poliesportivas.


Ao jovem empreendedor é assegurada bolsa-trabalho e uma linha de crédito especial, nas áreas urbana e rural nas modalidades de micro e pequenas empresas, auto-emprego e cooperativas.
Já os Serviços Nacionais de Aprendizagem disponibilizarão gratuitamente 10% de suas vagas aos jovens carentes não-aprendizes em cursos de sua livre escolha.


Em maio de 2003 foi instalada uma Comissão Especial de Políticas Públicas para a Juventude, presidida pelo deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) até 2004, que iniciou as discussões do projeto em várias audiências públicas temáticas. O colegiado também criou grupos de estudos sobre educação e cultura, trabalho, saúde e sexualidade, desporto e lazer, família, cidadania, consciência religiosa, exclusão social e violência e minorias.


Segundo Reginaldo, o projeto, é resultado de ´intenso trabalho desenvolvido pelos parlamentares que atuam nas questões juvenis, a começar pela formação da Frente Parlamentar em Defesa da Juventude´. Além das audiências, os parlamentares promoveram, em junho de 2004, a Conferência Nacional de Juventude, que reuniu dois mil jovens.


Propostas em análise


PL 501/03 - do deputado Beto Albuquerque (PSB-RS), que institui o Programa Nacional de Primeiro Crédito para a Juventude Rural (Pronajur). Visando à fixação da juventude no meio rural e proporcionar os recursos para produção agrícola


PL 4530/04 - cria o Plano Nacional da Juventude, está pronto para votação em Plenário. Entre as principais metas previstas no plano nacional estão a erradicação do analfabetismo juvenil em cinco anos; a universalização do ensino médio público e gratuito e o incentivo ao empreendedorismo juvenil .


PL 5272/05 - do deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ), acaba com a pena atenuada para infratores com idades entre 18 e 21 anos, existente hoje no Código Penal (Decreto-Lei 2.848/40)


PL 1696/07 - do deputado Lobbe Neto (PSDB-SP), que cria os Centros de Produção e Cultura nas escolas públicas. O programa permite a alunos do ensino médio atuar como jovens deputados e apresentar propostas que podem ser aperfeiçoadas e se transformar em verdadeiros projetos de lei .


PL-719/07 - do deputado Léo Alcântara (PR/CE), que altera dispositivos do Livro II, Título III, Capítulo IV, da Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 ( Estatuto da Criança e do Adolescente), para ampliar o período de internação de adolescentes para seis anos no caso de crimes hediondos.

Fonte: http://www.alcimarmartins.com.br/

Santa Rita, o berço da colonização na Paraíba




Forte Velho é um distrito do município de Santa Rita, no Estado da Paraíba, Brasil. Situado na desembocadura do Rio Paraíba — precisamente às margens do canal que separa a Ilha da Restinga do município santa-ritense —, Forte Velho é uma das mais antigas povoações do estado e sua história se confunde com a própria História da Paraíba.

Aqui nasceu a Paraíba!, com a construção do Forte de São Felipe e São Tiago, em meados do Sec XVI. Forte Velho. Primeiro local onde aportaram os portugueses no período colonial, a segunda construção foi o Mirante do Atalaia, localizado no alto de uma colina que servia de oratório e observatório na defesa das terras no entorno do estuário, entre os rios e o mar. Estes foram os marcos iniciais da colonização da Capitania da Paraíba.

Forte Velho foi a primeira sede da Capitania da Paraíba. Teve como administrador Dom Francesco de Castejon, nomeado pelo General Diego Flores Valdez o colonizador, em nome do Rei Felipe II da Espanha e I de Portugal. Antiga aldeia potiguara, seu nome está vinculado ao Forte, e do alto do mirante avista-se a Foz , o estuário do Rio Paraíba, o Ponto Extremo Oriental, praias e os municípios da área metropolitana.

Forte Velho está localizado ao norte do município ( Distrito de Livramento ), à margem esquerda do Rio Paraíba, fazendo parte de um complexo paisagístico, onde destacam-se o estuário, a Ilha da Restinga, Praia de Costinha, Ilha do Stuart, Ilha dos Porcos, Ilha Tiriri, e praias fluviais da Ribeira, Tambauzinho e do Jacaré.

Distância - Santa Rita 31 Km (Centro) – João Pessoa 43 Km .

Clima – Quente e Seco, tornando-se úmido no inverno.

População -Aproximadamente 1.500 Habitantes.

Vegetação – Mangues, mata atlântica, coqueirais, mangueiras e cajueiros.

Atividades Econômicas – Sua economia gira em torno da pesca, da agricultura e do turismo ocasional (embarcações fazem a conexão diária entre o trapiche da cidade de Cabedelo e o distrito), além do cultivo da cana-de-açúcar.

Cultura – coco de roda e outros folguedos, além do artesanato e a culinária.

Mesmo estando repleta de história e riquezas históricas e culturais, Santa Rita (Forte Velho) não é citada em livros didáticos como o berço do Estado da Paraíba. Escondendo das gerações o conhecimento de sua história, da história da sua terra, de seus ancestrais. E um povo que não conhece o seu passado, está fadado à repeti-lo. Isso é um 'crime didático' para/com nós paraibanos e em especial os santaritenses. Restringindo-nos do conhecimento amplo do nosso passado, das nossas raízes.
Por: Rodrigo da Costa.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

MOVIMENTO ESTUDANTIL NA HISTÓRIA DO BRASIL.



A juventude sempre cumpriu – e cumpre – um papel importante na História dos povos. No Brasil, também é assim. Selecionamos alguns momentos importantes em que os estudantes organizados se posicionaram, defendendo os direitos de nossa sociedade, transformando a realidade em que viviam e contribuindo ativamente na construção de um país melhor. E fizeram História.

1710 - Quando mais de mil soldados franceses invadiram o Rio de Janeiro, uma multidão de jovens estudantes de conventos e colégios religiosos enfrentou os invasores, vencendo-os e expulsando-os.
1827 - Foi fundada a primeira faculdade brasileira, a Faculdade de Direito do Largo São Francisco. Este foi o primeiro passo para o desenvolvimento do movimento estudantil, que logo integrou as campanhas pela Abolição da Escravatura e pela Proclamação da República.

1897 - Estudantes da Faculdade de Direito da Bahia divulgaram, através de um documento escrito, as atrocidades ocorridas em Canudos (BA).

1901 - Fundação da Federação de Estudantes Brasileiros, que iniciou o processo de organização dos estudantes em entidades representativas.

1914 - Estudantes tiveram participação significativa na Campanha Civilista de Rui Barbosa ocorrida em meados do século XX, e na Campanha Nacionalista de Olavo Bilac, promovida durante a 1ª Guerra Mundial.

1932 - A morte de quatro estudantes (MMDC – Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo) inspirou a revolta que eclodiu na insurreição de São Paulo contra o Governo Central (Revolução Constitucionalista).

1937 - Criação da União Nacional dos Estudantes (UNE), a entidade brasileira representativa dos estudantes universitários.


1952 - Primeiro Congresso Interamericano de Estudantes, no qual se organizou a campanha pela criação da Petrobrás – “O Petróleo é Nosso”.

1963/64 - Os estudantes foram responsáveis por um dos mais importantes momentos de agitação cultural da história do país. Era a época do Centro Popular de Cultura (CPC) da UNE, que produziu filmes, peças de teatro, músicas, livros e teve uma influência, que perdura até os dias de hoje, sobre toda uma geração.

1964 - Em 1º de abril, o Golpe Militar derrubou o presidente João Goulart. A partir daí foi instituída a ditadura militar no Brasil, que durou até o ano de 1985. Neste período as eleições eram indiretas, sem participação direta da população no processo de escolha de presidente e outros representantes políticos.
Os estudantes formavam uma resistência contra o regime militar, expressando-se por meio de jornais clandestinos, músicas e manifestações, apesar da intensa repressão.

1968 - Em março, morre o estudante Edson Luís, assassinado por policiais no restaurante Calabouço, no Rio de Janeiro. No congresso da UNE, em Ibiúna, os estudantes reuniram-se para discutir alternativas à ditadura militar. Houve invasão da polícia, muitos estudantes foram presos, mortos ou desapareceram, evidenciando a repressão e a restrição à liberdade de expressão que eram características desse período. Em junho deste ano ocorre a passeata dos Cem Mil, que reuniu artistas, estudantes, jornalistas e a população em geral, em manifesto contra os abusos dos militares.
Em dezembro, durante o governo do general Arthur da Costa e Silva, foi assinado e decretado o Ato Institucional número 5 (AI-5) que cassou a liberdade individual, acabando com a garantia de Habeas Corpus da população (instrumento de defesa contra atos arbitrários que ferem o direito de ir e vir de cada indivíduo).

1979 - As entidades estudantis começam a ser reativadas. Acontece a primeira eleição por voto direto na história da UNE, quando é eleito o presidente baiano Rui César Costa e Silva.

1984 - “1,2,3,4,5 mil. Queremos eleger o presidente do Brasil!!!” Diretas Já! – movimento da população, com participação fundamental dos estudantes e dos políticos progressistas, para a volta das eleições diretas para presidente no Brasil. O congresso votou a favor das eleições indiretas e Tancredo Neves foi nomeado presidente para o próximo mandato (a partir de 1985). Ficou decidido que as próximas eleições, em 1989, seriam diretas. Depois de 34 anos de eleições indiretas Fernando Collor de Melo é eleito presidente.

1992 - Acontecem sucessivas manifestações nas ruas contra a corrupção no governo dando início ao movimento de estudantes chamado Caras Pintadas, que resultou no Impeachment(a cassação do mandato do presidente – ou outro cargo executivo – por razões de conduta que não estejam de acordo com a lei) do então Presidente da República, Fernando Collor de Melo.

Apesar de uma história rica, hoje falta mais combatividade dos movimentos estudantis. Pois a corrupção hoje assistida pela sociedade, é inúmeras vezes maior que a vista no período de Collor, porém, a UNE se mantém omissa e não mobiliza a massa estudantil para ir às ruas.

Fonte: mundojovem.com.br

Por: Rodrigo da Costa.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

PEC da Juventude: Um grande avanço.



O que é a PEC da Juventude?

É um Projeto de Emenda Constitucional de n° 42/2008 que trata dos direitos sociais, culturais e econômicos da juventude brasileira, inserindo em nossa carta magna “os jovens”. É um marco importante na luta pela consolidação no estado brasileiro.

Qual o significado da aprovação da PEC?

Uma dimensão fundamental é a consolidação das políticas de juventude em política do Estado Brasileiro, reconhecendo a importância da juventude como agente de desenvolvimento nacional. Além disso, o texto da PEC da Juventude indica ainda a necessidade de aprovação de uma segunda matéria, um Projeto de Lei estabelecendo o Plano Nacional de Juventude. Tal Plano, formado por diversas ações articuladas nas áreas de cultura, saúde, esporte, cidadania, trabalho, ciência e tecnologia, educação etc, aponta uma série de metas que deverão ser cumpridas pela União, em parceria com estados, municípios e organizações juvenis nos próximos 10 anos.

Veja a PEC na íntegra:

Altera a denominação do Capítulo
VII do Título VIII da Constituição
Federal e modifica o seu art. 227.
AS MESAS DA CÂMARA DOS DEPUTADOS E DO SENADO FEDERAL, nos termos do § 3º do art. 60 da Constituição Federal, promulgam a seguinte Emenda ao texto constitucional:
Art. 1º O Capítulo VII do Título VIII da Constituição Federal passa a denominar-se “Da Família, da Crian-
ça, do Adolescente, do Jovem e do Idoso”.
Art. 2º O art. 227 da Constituição Federal passa
a vigorar com as seguintes alterações:
“Art. 227. É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o
direito à vida, à saúde, à alimentação, à educa-
ção, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à
dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a
salvo de toda negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
§ 1º O Estado promoverá programas de
assistência integral à saúde da criança, do adolescente e do jovem, admitida a participação de
entidades não governamentais, mediante políticas
específicas e obedecendo aos seguintes preceitos:
.................................................
II – criação de programas de prevenção
e atendimento especializado para as pessoas por-tadoras de deficiência física, sensorial ou mental, bem como de integração social do adolescente
e do jovem portador de deficiência, mediante o
treinamento para o trabalho e a convivência, e a
facilitação do acesso aos bens e serviços coletivos, com a eliminação de obstáculos arquitetônicos e todas as formas de discriminação.
.................................................
§ 3º...................................
.................................................
III – garantia de acesso do trabalhador
adolescente e jovem à escola;
.................................................
VII – programas de prevenção e atendimento especializado à criança, ao adolescente e
ao jovem dependente de entorpecentes e drogas
afins.
.................................................
§ 8º A lei estabelecerá:
I - o estatuto da juventude, destinado
a regular os direitos dos jovens;
II – o plano nacional de juventude, de
duração decenal, visando à articulação das várias
esferas do poder público para a execução de polí-
ticas públicas.”(NR)
Art. 3º Esta Emenda Constitucional entra em vigor
na data de sua promulgação.
CÂMARA DOS DEPUTADOS, de novembro de 2008

(Os espaços pontilhados são as partes que não sofreram alterações.)

Por: Rodrigo da Costa.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

A LEI DE TALIÃO

A prática do ‘olho por olho, dente por dente’ continua a ser realidade.






A ‘lei de talião’ (com ‘t’ minúsculo, visto que não se trata de nome próprio) era a lei que imperava no Velho Testamento, do ‘olho por olho’, do ‘dente por dente’, da ‘mão por mão’, do ‘pé por pé’, recomendada por Jeová ao seu povo, em relação aos ‘inimigos’. Ou seja, se um do povo perdesse um dedo, significava que eles iriam cobrar do inimigo, cortando-lhe o dedo, se perdesse um olho, fariam o mesmo ao inimigo, e assim por diante, chegando Josué, como líder rumo à terra prometida, a comandar verdadeiros extermínios de adversários. Essa famigerada lei está registrada em lugares diferentes, como Êxodo 21:24, Levítico 24:20, Deuteronômio 19:21 e outros endereços na Palavra de Deus.
Por outro lado, convém não se esquecer também de que Jesus condenou essa prática de maneira enfática em várias oportunidades. Veja, como exemplo, o texto abaixo.
‘Vocês ouviram que foi dito aos antigos: Olho por olho, dente por dente. Eu, porém, digo: não resistam ao perverso, mas a qualquer que o ferir na face direita, volte-lhe também a outra. E ao que quer demandar com você e tirar-lhe a túnica, deixe-lhe também a capa. Se alguém o obrigar a andar uma milha, vá com ele duas.’ (Mateus 5:21-41.
Antes da abordagem principal, faço uma pergunta. Quem você acha que disse 'aos antigos' isso que está acima?
Segundo o relato bíblico, especialmente dos livros já mencionados, Jeová deu, através de Moisés, as tábuas da Lei com os dez mandamentos e, posteriormente, uma verdadeira legislação para o povo. É aí que é mencionada várias vezes a ‘Lei de talião’.
Pesquisando sobre o assunto, descobri que ela já tinha sido usada por outro povo, bem antes da época em que Jeová deu a lei ao povo que caminhava pelo deserto.
Veja as datas a seguir: Moisés viveu entre o 14° e o 13° século antes de Cristo. Já Ahmose, faraó do Egito da época em que José, do povo hebreu, estava em evidência naquele país, viveu entre de 1570 a 1546 a.C. Por sua vez, Hamurabi foi rei da Babilônia de 1728 a 1686 a.C. – bem antes, portanto. Este imperador ficou conhecido como grande guerreiro, político e legislador. Suas disposições sobre a “prática médica”, por exemplo, assim determinavam quanto às punições dos ‘cirurgiões’: “se o médico, tratando o escravo de um plebeu com uma faca e por um severo ferimento lhe causar a morte, deverá pagar escravo por escravo”, ou, quando o paciente não era um escravo, “se um homem destrói os olhos de outro, seu olho deve ser destruído”.
Daí a expressão ‘olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé’.
Só há uma diferença entre a aplicação dessa ‘lei’ pelos hebreus e pelos súditos de Hamurabi. No caso destes últimos, ela se revela como testemunho da preocupação daquele imperador pela vida e bem-estar de seu povo, garantindo a todo homem igual direito à justiça; e, no caso dos judeus, era utilizada como prática de guerra.
Provavelmente foi aos babilônios que Jesus se referiu quando mencionou o ‘olho por olho, dente por dente’ no sermão do monte.
Voltemos à discussão principal.
Você já deve ter percebido pela mídia que os judeus, como bons observadores das leis do Velho Testamento, continuam aplicando essa abominável lei em relação ao povo palestino. Por exemplo, alguns palestinos mais exaltados pegam algumas pedras ou coquetéis molotov e atiram contra os judeus, eles imediatamente acionam a ‘lei de talião’ e mandam seus tanques de guerra, que mais parecem dinossauros, contra os infelizes que, é óbvio, têm que fugir ou morrer (e eles preferem morrer).
É fácil concluir que essa prática nunca poderá levar a uma paz no Oriente Médio. Pelo contrário, incita a violência e a destruição.
Poderíamos até argumentar que na marcha do povo hebreu, sob o comando de Josué, fosse necessário ir dizimando e aniquilando todos que tentassem obstruir ou dificultar a sua caminhada em direção à terra prometida. Mas era – como a própria Bíblia diz – ‘homem contra homem, espada contra espada’, numa luta aparentemente equilibrada.
Hoje, há uma ‘pequena’ diferença: são tanques contra homens, metralhadoras contra pedras, helicópteros contra fundas, num desequilíbrio assustador.
No dizer do escritor José Saramago, parece que Davi virou Golias!

domingo, 25 de dezembro de 2011

O que seria o Natal?

Vários valores passados que foram cultivados com muito tradicionalismo se perderam e um dos motivos é a falta de religiosidade, não isentando também a falta de estrutura familiar. Há alguns anos atrás era comum ver famílias equilibradas e conservadoras onde ensinavam e educavam com carinho, amor e repreensão, dando um verdadeiro sentido de unidade familiar a essa instituição que é a primeira na qual vivemos. Mas como um cometa feroz que vem em uma velocidade inexplicável veio também a desestruturação familiar, o descaso, o comodismo e assim a superficialidade das coisas e inversão de valores. Se tratando do verdadeiro sentido do natal podemos enxergar as pessoas “afoitas” para ganhar presentes, para se esbaldar no consumo desembestado, na falta de respeito com sua própria cultura e assim descartam totalmente a celebração do maior nascimento de todos os tempos que foi o do nascimento de Jesus Cristo.
“Não podemos apenas comer, beber, abrir presentes sem mesmo lembrar que acima disso tudo, há um Pai que vela por nós e que está sempre nos abençoando. Chega a ser até egoísmo só pensar na diversão. O "Papai Noel" é apenas um símbolo que utilizamos uma vez por ano. Já o "Papai do Céu", é aquele que, mesmo sem vê-lo, sabemos que existe e recorremos quando nos encontramos em difíceis situações”. E é isso que as nossas crianças precisam verdadeiramente saber para poder festejar o natal conscientemente, um natal significativo, e não apenas poder se alegrar com presentes. Lembro-me de uma das brincadeiras onde alguns amigos me diziam “Papai Noel não existe, seus pais lhe tapearam”, como se houvesse uma omissão em falar a verdadeira história baseada na história de Cristo.

Por: Harry Neto

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

O PAPEL DA FAMÍLIA É EDUCAR




A maioria das famílias pensam que a porcentagem maior da educação se encontra nas escolas – jogam seus filhos lá e esperam que o professor mude o que não gostam na criança – . Isso é um enorme engano. A escola é uma representação de um complemento, de uma direção, uma ponte com a educação familiar. A verdadeira responsabilidade de educação dos filhos tem que vir dos pais, mesmo que os educadores estejam prontos e dispostos a dar uma educação exemplar às crianças. Quando a criança se ausenta do lar, surge a coletividade; formam turmas, classes, o somatório disso tudo é a escola. A educação prioriza a formação da autoestima, da personalidade e do caráter, aliados a personalidade, que se encontram nas diretrizes, direções traçadas pelos pais.

As crianças precisam se sentir amadas e não idolatradas, esse amor tem partir de dentro para fora e tornar a criança segura e obediente, à medida que ela cresça e sua autoestima melhore. A boa educação de seu filho depende de uma harmonia no lar e isso é primordial. Temos que ter calma, paciência, sabedoria no que se diz respeito a abordagem para com as crianças, pois o desespero é comparável a certo tipo de alucinação, estabelecendo as maiores dificuldades para aqueles que as recebe na própria alma. Se seu filho saiu do caminho traçado, não se desespere, mantenha a calma, mesmo que seja aparente.

Uma união familiar feliz é um diamante lapidado é ouro que fertiliza o bem estar e a prosperidade de qualquer família. A semente desta família deve se de boa a excelente qualidade, basta que reguem com amor, o entendimento e o sentimento do dever cumprido. A paz e a união terão e serão sentimentos divinos, energias e bons fluidos fazem parte também desse aglomerado de boas ações direcionadas para uma exemplar educação. A união entre pais e escolas é um ponto fundamental para a felicidade do casal, da família, da escola e principalmente da criança. Se agirmos assim, chegaremos a uma felicidade almejada, coerente e com um longo caminho de felicidade.

“A minha família teve um papel muito importante na minha formação cultural, social, como cidadão e como ser humano. Eu devo tudo aos meus pais. Desde o tempo que era pequeno eu recebi todo apoio dos meus familiares. Fui incentivado a ler e a estudar. Sempre fui acompanhado na escola, e estudar se tornou um hábito até hoje. Acostumei-me com os estudos. Além disso, o apoio familiar durante a época dos fracassos foi fundamental. Sempre fui estimulado a tirar notas boas, não era cobrado com pressão para passar de primeira no vestibular. Aliás, pelo contrário, A maior preocupação de minha família era se eu realmente estava aprendendo alguma coisa

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

POSSUIR UM CARRO OU EDUCAR ?

Alguns brasileiros, sejam eles escolarizados ou não, na maioria esses tem filhos, gastam mais com carro do que com a educação. Os valores que pagam em impostos também são muito acima do que aqueles investidos em cursos, escolas e materiais didáticos. Segundo a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), do IBGE, o valor destinado à educação nas famílias em que o responsável pelo domicílio tem ao menos o ensino médio completo (11 anos ou mais de estudo) corresponde a 4,9% de seu orçamento. Já o gasto com aquisição de veículos ou combustível representa 10,8%.

As pessoas muitas vezes deixam de educar os filhos para comprar um carro, um bem qualquer (ter um sonho de consumo realizado), muitas pessoas preferem ver seus filhos se contentando com uma educação precária e ter um automóvel na garagem para “passear no final de semana”, outras preferem investir em uma casa luxuosa a se tratar de um câncer, onde está a consciência das necessidades? Não devamos confundi-la com prioridades.

Não educando os filhos os pais só os criam. Criar e educar parece simples e até a mesma coisa, mas não é. Criar filhos pode simplesmente significar tentar dar todas as condições básicas para que ele se torne um adulto saudável e culto, mas isso não basta! Já educar filhos leva isso um pouco mais longe: é ainda ensinar aos filhos os limites que eles devem e podem ter em situações diversas da vida, leva-los a entender que existem regras e ordem para todas as coisas e que, acima de tudo, há princípios de Deus em suas vidas que não se pode perder ou negligenciar.

Educar o filho não é só matricular em escola, comprar lápis, caderno ou o fardamento, pagar (os que estudam em instituições privadas) as mensalidades. Não é jogar o filho na escola tendo uma visão de que a escola é uma instituição primária de educação. A família, essa sim tem que formar uma boa educação de base, para que quando a criança chegue até a escola ela possa conviver e ter boas relações com todos que fazem parte daquele âmbito educacional, dar exemplo de uma boa formação “caseira” e muitas vezes ensinar e passar o seu comportamento para que outras pessoas possam ter como exemplo.

Mas infelizmente hoje o que vemos são famílias passeando de carro, com uma vida financeira muitas vezes desequilibrada, atoladas em dívidas com seus “sonhos de consumo” e que não dão boas condições de que seus filhos possam ser educadas de uma maneira saudável a sociedade, preferem ver os filhos saindo de casa para irem a escola ou vê-los chegando, mas não preferem ir as reuniões de pais, analisar os boletins e aconselhar a sempre ser educado e manter uma ética comportamental de uma verdadeira família que se importa com o futuro de seus filhos e não com as futuras aquisições deles, as aquisições virão com um desenvolvimento educacional, posteriormente profissional, quando eles por capacidade e inteligência empregada lá atrás na educação de base. Só assim terão sucesso na vida. Priorize suas necessidades (EDUCAÇÃO AOS FILHOS) e não necessite de suas prioridades.


Por: Harry Neto.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Rio Preto, o Rio Morto.

” Ainda ontem chorei de saudade…”
A música de composição de Moacyr Franco e gravada por vários interpretes, bem que poderia servir de fundo musical para o cenário de hoje do Rio Preto.

Na realidade tendo como nome Rio Tibirizinho, foi, posteriormente chamado Rio Preto, tamanha a quantidade de tinta que era despejada nele pela Cia de Tecidos Paraibana… Isso no passado. Hoje, continua a ser Rio Preto, mas por muitos outros motivos: esgoto “in natura”, lixo que vai desde garrafas pet, passando por animais mortos e terminando com fraldas descartáveis usadas, móveis e colchões, numa situação difícil de se acreditar se não fosse tão explícita.

O mesmo rio no qual as pessoas se banham lá em Augustinho e no Açude, torna-se estupidamente imundo, morto, assoriado e coberto por mato e capim. A primeira impressão que se tem ao olhá-lo em detalhes é de espanto, depois de pena e finalmente de revolta.



Então me vem novamente à mente a música “Ainda ontem chorei de saudade…”, sendo esta a frase que mais perfeitamente refletiria a sensação daqueles que, um dia, tomaram banho no Rio Preto, ali mesmo nas proximidades da ponte da Anísio Pereira Borges. Hoje algo inimaginável para alguém em plena faculdade mental!!!!

Desta ponte pra frente a situação vai se tornando ainda pior. Somando-se a falta de consciência da população a inércia das autoridades, o que vemos é um rio que desaparace na medida em que segue (ou deveria) o seu curso rumo a sub-estação e de lá ao caminho natural do Rio Paraíba. O mato tomou conta do rio, que se torna verde, visto a quantidade de mato e capim que o recobre por completo. Assoriado a tal ponto de se poder ver o crescimento de bananeiras e mamoeiros, aonde, antes só se via água.

O Rio Preto está morto… é FATO!

Desde as suas nascentes que estão sendo degradadas até onde podemos ver…

Estou de Luto!

E minhas filhas hão de cantar: ” Ainda ontem chorei de saudade…” Saudades de um Rio, que era Preto e hoje ainda o é. Por Luto!

Por: Dorivaldo Jr.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

CUIDADOS COM A ERA DA COMUNICAÇÃO




A grande maioria das pessoas, hoje em dia, vive ligada na internet, outrora esse vício era na TV e mais preteritamente no rádio, mas sempre conectadas ou antenados com o mundo exterior, que fascina e prende nossa atenção a todo instante desde os mais longínquos tempos.

Neste século XXI, em que estamos vivendo, apesar de alguns ainda não se aperceberem, foi dada continuidade ao que costumo chamar de ERA DA COMUNICAÇÃO, como já tivemos a DO GELO, a DA PEDRA ou a do FOGO. Estamos recebendo informações a todo instante, via: rádio, TV, celular, computador, etc. As mídias sociais nos deixam a segundos dos acontecimentos a milhares de quilômetros de nós.

Hoje em dia eu e alguns amigos meus, principalmente você que está lendo esse artigo, vivemos em vários lugares em questão de segundos, através do “twitter”, às vezes estamos a metros de um amigo, mas mandamos torpedos ou “twittamos” ao mesmo, ao invés de apenas falarmos com ele que está tão próximo.

Outro dia assistindo um programa numa TV a cabo, vi uma entrevista feita ao cantor Kleyton, da dupla Kleyton e Kledir, que em sua fala chamou a nova geração de: GERAÇÃO DO DEDÃO, referindo-se as tecladas que os jovens, principalmente, vivem a fazer de cabeça baixa olhando para o teclado do computador, celular, “tablet”, etc., esquecendo o mundo que está a sua frente, e que é necessário apenas levantar o queixo e perceber que é preciso interagir com os entes que estão ao seu lado e se expressar foneticamente, que essencialmente é o que nos diferencia dos outros seres viventes nesse pedaço de pedra no meio do universo.

Alguns que lêem agora esse artigo e dirão, mas e se for uma conversa em vídeo? Estarei me expressando foneticamente, porém não estará vivendo as relações humanas que a todo instante se modifica do nosso lado, como: uma criançinha que cai a metros de nós, uma idosa que tenta atravessar uma rua movimentada ou até as nuvens que se escurecem avisando que a chuva está por vir, esses exemplos aguça o instinto animal que temos dentro de nós e que nos fizeram comandar o mundo terrestre.

Os instintos são forças de origem biológica inerentes ao homem e aos animais superiores, e que atuam, em geral, de modo inconsciente, mas com finalidade precisa, e independentemente de qualquer aprendizado, segundo nosso grande mestre Aurélio Buarque de Holanda.

Devemos acompanhar a ERA DA COMUNICAÇÃO, e eu também faço uso dessas ferramentas que essa Era nos impõe, mas é de suma importância que fiquemos atentos ao mundo ao nosso redor, e levantemos o queixo para ajudarmos a criancinha que caiu, a velhinha a atravessar a rua, ou termos o senso que irá chover, pois se a água molhar nossos aparelhos de comunicação entraremos em curto: “DEPRESSÃO”.

Ou seja, estamos nos tornando escravos de nossos inventos.

Por Marcos Ferraz.

Hipertensão Arterial



Pressão arterial é a força causada pela contração do coração e das paredes das artérias para impulsionar o sangue por todo o corpo, a fim de fornecer oxigênio e nutrientes para o funcionamento do organismo.

Ela pode ser modificada pela variação do volume ou viscosidade (espessura) do sangue, da frequência cardíaca (batimentos cardíacos por minuto) e da elasticidade dos vasos. Os estímulos hormonais e nervosos que regulam a resistência sanguínea sofrem a influência pessoal e ambiental. A pressão arterial apartir de 140x90 mmHg quando não controlada é a principal causa das duas doenças que mais matam no Brasil: o (AVE) acidente vascular encefálico e o infarto do miocárdio, más também podem afetar os rins e os olhos.

A cada ano, 300 mil brasileiros são vitimados pelas doenças cardiovasculares, principalmente causadas pela hipertensão. Um número duas vezes maior que as mortes causadas por câncer de todos os tipos, três vezes mais do que aquelas devidas a acidentes e quatro vezes maior que as causadas por infecções, incluindo a AIDS. No Brasil, estima-se que apenas 10%, dos cerca de 30 milhões de hipertensos existentes, fazem o controle adequado da hipertensão. Segundo a OMS (organização Mundial de Saúde), quem é hipertenso e não faz o controle adequado pode ter uma redução da expectativa de vida de até 16 anos e 6 meses.

Por ser uma doença silenciosa, ou seja, apresenta alguns sintomas somente quando a pressão arterial está bastante elevada, muitas vezes pode passar despercebida, levando até uma complicação maior. Apesar de ser uma doença que em 90% das vezes é herdada dos pais, ela apresenta outros fatores desencadeantes como: tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas, obesidade, estresse, sedentarismo, consumo exagerado de sal, colesterol alto e a má alimentação.

Quando a pressão esta muito elevada podem aparecer os primeiros sintomas, como dores no peito, fraqueza, fadiga, confusão mental, dor de cabeça intensa, batimentos cardíacos irregulares tontura, sangue na urina, zumbido no ouvido e perda de sangue nasal.

A hipertensão é uma doença que não tem cura, somente controle através de tratamento e acompanhamento médico. A melhor forma de evitá-la é através da prevenção. A mesma se dá através de um estilo de vida saudável, com a prática diária de atividade física, manter um bom hábito alimentar, evitar alimentos gordurosos, manutenção do peso adequado, controle de diabetes, acompanhamento médico periódico são importantíssimos para que a pressão arterial esteja sempre controlada, além da ingestão de pouca quantidade de sal, não fumar, não beber e procurar aproveitar os momentos de lazer.

Por: Bia Pimentel.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

A Escola e a Família: uma aliança importante!




Como os tempos mudaram!

A mudança é necessária? É. Mas, às vezes, ela não traz progresso. Um exemplo é que, antes, a família era cúmplice da escola; hoje, é promotora de seus erros e falhas...

Quem é o maior prejudicado? O aluno.

Hoje, se não houver maturidade e visão pedagógica por parte da escola, as reüniões com os pais viram arenas, onde a escola fica na defensiva e os pais fazem sua catarse de erros pedagógicos e parentais do passado...

Quem é o maior prejudicado? O aluno.

Escola e Família esquecem que essa vida é uma passagem e que nosso papel só se enriquece se temos como objetivo compartilhar, dividir e contribuir para que outros vivam melhor, pricipalmente aqueles com quem convivemos e amamos.

Haver uma aliança entre pais e professores é altamente produtivo e eficaz. Ambos devem agir em conjunto. A própria escola tem de mostrar coesão e transparência, trabalhando em equipe, entre si, e em relação à família de seus alunos.

Sempre acredito que o mais forte e amadurecido abrirá a porta da liberdade e da conscientização.

Acredito que a Escola pode dar o primeiro passo, pela própria base de formação da qual é portadora.

Sabemos que os pais exercem extrema influência, mais do que eles próprios imaginam.

Educar demanda uma grande responsabilidade. "A educação começa no berço", dizem.

Na verdade, a educação começa ainda no útero. Sabe-se através de pesquisas recentes que a criança ouve "ruídos" do mundo externo e sabe distinguir a voz do pai e da mãe. Sendo assim, no berço, começa a aprender as relações interpessoais.

Mas, isto diz respeito à educação informal. E quanto à educação formal?

A educação informal é aquela que se aprende no dia - a - dia com as pessoas de nosso círculo familiar ou amigos. É nela também que se aprendem as regras do convívio social, cabendo aos pais ensinar estas regras, já a educação formal ou acadêmica é função da escola e seria uma continuação da educação familiar.

Por vários motivos (falta de tempo por ambos terem que trabalhar), os pais colocam seu filho cada vez mais cedo na escola e delegam seu papel de primeiro educador à escola.

No livro do Paulo Freire "Professora sim, Tia não", Paulo Freire tenta resgatar o verdadeiro papel da escola. Ser Professor (a) é muito mais do que ser babá ou substituto dos pais. Educar é muito mais que ensinar boas maneiras, ler e escrever. É criar consciência crítica e formar um cidadão em cada um de seus alunos.

Definido os papéis de cada um, podemos descrever uma situação que deveria ocorrer para que haja uma educação efetiva e a formação de um verdadeiro cidadão (no caso de uma criança em idade escolar de 6 a 14 anos).

Mesmo com pouco tempo, pequenas coisas podem ser feitas, porém muito importantes. É extremamente gratificante para a criança quando os pais se interessam pelo seu progresso na escola. Isto pode ser feito, perguntando o que a criança fez na escola, vendo seu boletim e, sempre que possível, comparecendo às reuniões de pais e mestres. A escola deve deixar claro para os pais a importância dessas e outras atitudes, desde as primeiras reuniões.

Aliás, é importante ter em mente que as reuniões de pais e mestres não são para falar mal ou bem do aluno, ou do filho, e sim reportar seus progressos e dificuldades, discutindo melhorias ou soluções de problemas.

A participação dos pais na escola é importante para a escola e para o filho. Pais e escola devem educar juntos (e não separados) para um bem maior. A criação de um verdadeiro cidadão, construtor de um futuro melhor para as próximas gerações, depende dessa aliança.

Escola e Família precisam resgatar a tradicional parceria e, na minha opinião, isso só pode ser feito se os erros do passado forem relegados a segundo plano e um processo de confiança mútua for reconstruído.

Elisabeth Salgado

MEU NOME É CORRUPÇÂO




Sou feito um furacão doido, arrasador. Tenho força capaz de destruir tudo o que vejo pela frente. Sou fria, irracional. Não tenho coração, sentimento. A palavra compaixão não se encaixa no meu perfil. Sou, por essência, o mal. Ajo sempre com instinto de violência. Não penso nas conseqüências. Por onde passo, deixo rastros de desgraças, e isso me deixa feliz. Meu nome é corrupção, estou na crista da onda.


Muitos são os comentários a meu respeito. Todos os dias, recebo sentenças e mais sentenças de condenação. Toda hora sou manchete nos jornais. Até fazem músicas zombando de mim. O que tem de gente com ódio de mim, não é brincadeira. Há até orações contra mim. Tentam a todo custo me destruir, me aniquilar, mas não serei vencido facilmente. Sinto prazer em causar sofrimento, não importa a quem. Quando estou em ação, saia da frente, porque sou igual a rolo compressor, levo tudo. Não tenho dó de ninguém.


Tenho legiões de amigos e amigas que me dão força, coragem, ânimo para agir. São eles meu combustível, meu oxigênio. Aliás, se não fossem esses colegas fiéis, não faria nada. Seria apenas uma lenda, algo abstrato, sem vida, sem nome. A verdade tenho que dizer: meus amigos levam-me ao alvo certeiro:agir contra a vida.E contra a vida do povo. Coitadinho, o povo, tão inocente, é a vítima das minhas ações perversas, maldosas.


Estou enraizada em muitos lugares: nos poderes constituídos do país, em órgãos Públicos, em certas agremiações esportivas, em algumas ONGS, e até mesmo em algumas Igrejas. Não fujo nem sequer de empresas privadas, de pessoas para pessoas. Estou entranhada e ninguém arranca de um dia para o outro minha raiz. Sabem o porquê? Porque minha raiz é profunda. Tenho história de vida, de ação. Faz anos e mais anos que existo neste país, neste estado, neste município. Já virei cultura, a cultura da corrupção. Nome lindo, não é?.


Quem são as pessoas que me levam a agir? Nomes não posso dar-lhe, se isso acontecer, poderá haver uma reação violenta contra este cérebro que está me descrevendo e mostrando minhas perversidades. Se você está interessado em saber quem são esses filhos do mal, use da inteligência e descubra.


Muitas críticas, muitos comentários contados pelo o povo e pela imprensa, me deixam feliz. Deleito-me ouvindo essas bobazeiras da população. O povão diz que eu sou sempre a culpada pelos seus sofrimentos. Não estou nem Ai. Morra! Eis o que ouço diariamente:

“No hospital não tem médico, remédio, não tem nada. A culpa é da corrupção;


Para fazer uma cirurgia, tive que fazer bingo. A culpa é da corrupção;


Falta ambulância na minha comunidade. A culpa é da corrupção;


Minha filha morreu na fila do hospital. A culpa é da corrupção;


Na minha comunidade, não posto médico. A culpa é da corrupção;


Não há dinheiro para a saúde. A culpa é da corrupção;


Crianças morrendo por falta de assistência médico-hospitalar. A culpa é da corrupção;


No meu bairro não há esgoto, calçamento. A fedentina é grande. A culpa é da corrupção;


A escola onde eu estudo, além de parecer com um chiqueiro de porco, está caindo. A culpa é da corrupção;


A educação no meu país, no meu estado, na minha cidade é zero. A culpa é da corrupção;


Falta biblioteca na minha cidade. A culpa é da corrupção;


Sou professor, e como professor, ganho salário de miséria. Por conta disso, vivo feito miserável. A culpa é da corrupção;


Meus filhos andam para a escola em pau de arara. A culpa é da corrupção;


É grande o número de pessoas analfabetas. O analfabetismo avança com fúria. A culpa é da corrupção;


O analfabetismo leva à miséria, a fome, a violência, às drogas, à prostituição, enfim, ao atraso generalizado. A culpa é da corrupção;


Os pobres estudam em escolas públicas onde a educação é zero, enquanto isso, os ricos estudam nas melhores escolas. A culpa é da corrupção;


A merenda escolar é de má qualidade. A culpa é da corrupção;


Não tenho dinheiro para comprar comida, roupa, remédio. A culpa é da corrupção;


A miséria, a fome, a violência tomam conta do povo. A culpa é da corrupção;


Para tirar minha carteira de motorista, tive que pagar por fora. A culpa é da corrupção;


Não tenho casa para morar. A culpa é da corrupção;


Os funcionários públicos ganham salário de miséria. Aliás, há muitos funcionários vivendo uma vida de miséria. A culpa é da corrupção;


Quem tem dinheiro é favorecido em tudo. A culpa é da corrupção;


Dê-me um trocado, que facilito sua vida. A culpa é da corrupção;


Você me dá tanto, e resolverei seu problema. A culpa é da corrupção;


Pediram-me gorjetas em certos órgãos públicos para solucionar meus problemas. A culpa é da corrupção;


Na minha comunidade a viatura policial só vive quebrada, no prego. A culpa é da corrupção;


Os policiais dizem que ganham mal. A culpa é da corrupção;


Quem é rico não vai para a cadeia, quem é pobre mofa na cadeia. A culpa é da corrupção;


Se você me der uma propina, solto-o. A culpa é da corrupção;


Na minha cidade não há segurança, a violência toma conta. A culpa é da corrupção;


Crianças envolvendo-se com drogas, prostituição, violência. A culpa é da corrupção;


As casas populares construídas pelo governo mais parecem caixa de fósforos. A culpa é da corrupção;


Houve falcatrua no processo de determinada licitação, e alguém saiu ganhando. A culpa é da corrupção;


Muita gente grande usa a lavagem de dinheiro como meio ilícito para se beneficiar. A culpa é da corrupção;


No meu estado o nepotismo reina. A culpa é da corrupção;


O fisiologismo político reina no meu lugar. A culpa é da corrupção;


Conheço pessoas que ficaram ricas de uma hora para outra, logo após assumir o poder político. A culpa é da corrupção;


A praga do suborno acontece todos os dias no meu país, no meu estado, na minha cidade. A culpa é da corrupção;


Há muita gente enricando-se ilicitamente. A culpa é da corrupção;


Desvio e mais desvio de dinheiro público. A culpa é da corrupção;


Dê-me dinheiro, e a cura, o milagre e a salvação estarão ao seu alcance. A culpa é da corrupção".


Não tenho culpa de ser assim. Só ajo quando sou acionada. Ora, se eu ajo, é porque tem alguém por trás de mim, acionando-me. Quanto mais me aciona, mais desgraça eu faço, porque faz parte da minha essência agir assim. Sou o mal por natureza!.


Faço um questionamento: por que as pessoas que sofrem as terríveis conseqüências de minhas ações e, por isso, tentam me liquidar, não denunciam, processam, prendem os corruptos e corruptores? Ora, são eles que me levam a agir.


As armas para me liquidar, que podem fazer-me desaparecer de qualquer cenário, chamam-se consciência política e punição severa exemplar.



Por: Padre Djacy Brasileiro
Sigam-no pelo o twitter: @padredjacy

A Polícia que Precisamos




Em uma conversa descontraída na casa de um amigo, falávamos sobre as diversas polícias que temos nas várias regiões país.
Na ocasião, concluímos que: cada cidade, estado e/ou região tem a polícia que precisa ter. Baseado numa análise dos indicadores sociais e dos índices de criminalidade de cada localidade.
Citamos várias situações como exemplos, comparando as forças policiais de diferentes comunidades. Como : é desproporcional e fora de contexto imaginar termos unidades militares como o BOPE-RJ com seus possantes fuzis, Caveirão, etc, atuando em cidades interioranas de população pequena e pacata como Alagoa Grande, na Borborema paraibana [...]

Parte do não investimento em efetivo, equipamento e treinamento para os pequenos municípios teriam, em tese, a sua origem demanda baixa dessas "cidadezinhas", onde as ocorrências são poucas e de gravidades mínimas, historicamente falando. Nos dias de hoje ainda encontramos cidades onde o efetivo policial é de três PM's, ou, um Delegado para para dar conta de três ou quatro delegacias em diferentes municípios. Nas mesmas, quando ocorre um crime fora dos "padrões" aos quais os cidadãos estão acostumado, choca toda a sociedade local, devido a rotineira tranquilidade.

Já nos grandes centros, onde temos uma densidade demográfica extremamente grande e altos índices de criminalidade, demanda-se, naturalmente, um aparato de Segurança Pública bem maior e mais bem preparado com equipamentos e treinamento, executando, por vezes, operações de guerra em áreas altamente habitadas, reprimindo e combatendo um crime mais intenso e organizado [...]

Vale lembrar que, independentemente dos índices de violência e dos indicadores sociais, a sociedade sempre estará à cobrar mais e mais investimentos em segurança pública. A partir da necessidade de cada comunidade.


Por: Rodrigo da Costa.

TODA A VIDA EUROPEIA MORREU EM AUSCHWITZ

TODA A VIDA EUROPEIA MORREU EM AUSCHWITZ



O seguinte artigo publicado em Espanha, em 2008, foi escrito por um não-judeu.

Nunca veremos este gênero de artigo na nossa imprensa. Ele ofenderia muitas pessoas. Foi escrito pelo escritor espanhol Sebastian Vilar Rodriguez e publicado num jornal espanhol, em 15 de janeiro de 2008.

Não é preciso muita imaginação para extrapolar a mensagem ao resto da Europa e possivelmente ao resto do mundo.

TODA A VIDA EUROPEIA MORREU EM AUSCHWITZ
Por Sebastian Vilar Rodriguez

Desci uma rua em Barcelona, e descobri repentinamente uma verdade terrível. A Europa morreu em Auschwitz.

Matámos seis milhões de Judeus e substituímo-los por 20 milhões de muçulmanos.

Em Auschwitz queimámos uma cultura, pensamento, criatividade, e talento.

A contribuição deste povo sente-se em todas as áreas da vida: ciência, arte, comercio internacional, e acima de tudo, como a consciência do mundo. Este é o povo que queimamos.

E debaixo de uma pretensa tolerância, e porque queríamos provar a nós mesmos que estávamos curados da doença do racismo, abrimos as nossas portas a 20 milhões de muçulmanos que nos trouxeram estupidez e ignorância, extremismo religioso e falta de tolerância, crime e pobreza, devido ao pouco desejo de trabalhar e de sustentar as suas famílias com orgulho.

Eles fizeram explodir os nossos comboios, transformaram as nossas lindas cidades espanholas, num terceiro mundo, afogando-as em sujeira e crime.

Fechados nos seus apartamentos eles recebem, gratuitamente, do governo, eles planejam o assassinato e a destruição dos seus ingênuos hospedeiros.

E assim, na nossa miséria, trocamos a cultura por ódio fanático, a habilidade criativa, por habilidade destrutiva, a inteligência por subdesenvolvimento e superstição.

Trocamos a procura de paz dos judeus da Europa e o seu talento, para um futuro melhor para os seus filhos, a sua determinação, o seu apego à vida porque a vida é santa, por aqueles que prosseguem na morte, um povo consumido pelo desejo de morte para eles e para os outros, para os nossos filhos e para os deles.

Que terrível erro cometido pela miserável Europa.

O total da população islâmica (ou muçulmana) é de, aproximadamente, 1 200 000 000 , isto é um bilhão e duzentos milhões ou seja 20% da população mundial. Eles receberam os seguintes Prémios Nobel:

Literatura
1988 Najib Mahfooz

Paz
1978 Mohamed Anwar El-Sadat
1990 Elias James Corey
1994 Yaser Arafat
1999 Ahmed Zewai

Economia
(ninguém)

Física
(ninguém)

Medicina
1960 Peter Brian Medawar
1998 Ferid Mourad

TOTAL: 7 (sete)

O total da população de Judeus é, aproximadamente, 14 000 000, isto é catorze milhões ou seja cerca de 0,02% da população mundial. Eles receberam os seguintes Prémios Nobel:

Literatura
1910 - Paul Heyse
1927 - Henri Bergson
1958 - Boris Pasternak
1966 - Shmuel Yosef Agnon
1966 - Nelly Sachs
1976 - Saul Bellow
1978 - Isaac Bashevis Singer
1981 - Elias Canetti
1987 - Joseph Brodsky
1991 - Nadine Gordimer World

Paz
1911 - Alfred Fried
1911 - Tobias Michael Carel Asser
1968 - Rene Cassin
1973 - Henry Kissinger
1978 - Menachem Begin
1986 - Elie Wiesel
1994 - Shimon Peres
1994 - Yitzhak Rabin

Física
1905 - Adolph Von Baeyer
1906 - Henri Moissan
1907 - Albert Abraham Michelson
1908 - Gabriel Lippmann
1910 - Otto Wallach
1915 - Richard Willstaetter
1918 - Fritz Haber
1921 - Albert Einstein
1922 - Niels Bohr
1925 - James Franck
1925 - Gustav Hertz
1943 - Gustav Stern
1943 - George Charles de Hevesy
1944 - Isidor Issac Rabi
1952 - Felix Bloch
1954 - Max Born
1958 - Igor Tamm
1959 - Emilio Segre
1960 - Donald A. Glaser
1961 - Robert Hofstadter
1961 - Melvin Calvin
1962 - Lev Davidovich Landau
1962 - Max Ferdinand Perutz
1965 - Richard Phillips Feynman
1965 - Julian Schwinger
1969 - Murray Gell-Mann
1971 - Dennis Gabor
1972 - William Howard Stein
1973 - Brian David Josephson
1975 - Benjamin Mottleson
1976 - Burton Richter
1977 - Ilya Prigogine
1978 - Arno Allan Penzias
1978 - Peter L Kapitza
1979 - Stephen Weinberg
1979 - Sheldon Glashow
1979 - Herbert Charles Brown
1980 - Paul Berg
1980 - Walter Gilbert
1981 - Roald Hoffmann
1982 - Aaron Klug
1985 - Albert A. Hauptman
1985 - Jerome Karle
1986 - Dudley R. Herschbach
1988 - Robert Huber
1988 - Leon Lederman
1988 - Melvin Schwartz
1988 - Jack Steinberger
1989 - Sidney Altman
1990 - Jerome Friedman
1992 - Rudolph Marcus
1995 - Martin Perl
2000 - Alan J.. Heeger

Economia
1970 - Paul Anthony Samuelson
1971 - Simon Kuznets
1972 - Kenneth Joseph Arrow
1975 - Leonid Kantorovich
1976 - Milton Friedman
1978 - Herbert A. Simon
1980 - Lawrence Robert Klein
1985 - Franco Modigliani
1987 - Robert M. Solow
1990 - Harry Markowitz
1990 - Merton Miller
1992 - Gary Becker
1993 - Robert Fogel

Medicina
1908 - Elie Metchnikoff
1908 - Paul Erlich
1914 - Robert Barany
1922 - Otto Meyerhof
1930 - Karl Landsteiner
1931 - Otto Warburg
1936 - Otto Loewi
1944 - Joseph Erlanger
1944 - Herbert Spencer Gasser
1945 - Ernst Boris Chain
1946 - Hermann Joseph Muller
1950 - Tadeus Reichstein
1952 - Selman Abraham Waksman
1953 - Hans Krebs
1953 - Fritz Albert Lipmann
1958 - Joshua Lederberg
1959 - Arthur Kornberg
1964 - Konrad Bloch
1965 - Francois Jacob
1965 - Andre Lwoff
1967 - George Wald
1968 - Marshall W. Nirenberg
1969 - Salvador Luria
1970 - Julius Axelrod
1970 - Sir Bernard Katz
1972 - Gerald Maurice Edelman
1975 - Howard Martin Temin
1976 - Baruch S. Blumberg
1977 - Roselyn Sussman Yalow
1978 - Daniel Nathans
1980 - Baruj Benacerraf
1984 - Cesar Milstein
1985 - Michael Stuart Brown
1985 - Joseph L. Goldstein
1986 - Stanley Cohen [& Rita Levi-Montalcini]
1988 - Gertrude Elion
1989 - Harold Varmus
1991 - Erwin Neher
1991 - Bert Sakmann
1993 - Richard J. Roberts
1993 - Phillip Sharp
1994 - Alfred Gilman
1995 - Edward B. Lewis
1996- Lu RoseIacovino

TOTAL: 128 (cento e vinte e oito)

Os judeus não estão a promover lavagens cerebrais a crianças em campos de treino militar, ensinando-os a fazerem-se explodir e causar um máximo de mortes a judeus e a outros não muçulmanos.

Os judeus não tomam aviões, nem matam atletas nos Jogos Olímpicos, nem se fazem explodir em restaurantes alemães.

Não há um único judeu que tenha destruído uma igreja. NÃO há um único judeu que proteste matando pessoas.

Os judeus não traficam escravos, não têm líderes a clamar pela Jihad Islâmica e morte a todos os infiéis. Talvez os muçulmanos do mundo devessem considerar investir mais numa educação modelo e menos em queixarem-se dos judeus por todos os seus problemas.

Os muçulmanos deviam perguntar o que poderiam fazer pela humanidade antes de pedir que a humanidade os respeite.

Independentemente dos seus sentimentos sobre a crise entre Israel e os seus vizinhos palestinianos e árabes, mesmo que creiamos que há mais culpas na parte de Israel, as duas frases que se seguem realmente dizem tudo:
"Se os árabes depusessem hoje as suas armas não haveria mais violência. Se os judeus depusessem hoje as suas armas não haveria mais Israel." (Benjamin Netanyahu)

Por uma questão histórica, quando o Comandante Supremo das Forças Aliadas, General Dwight Eisenhower, encontrou todas as vítimas mortas nos campos de concentração nazista, mandou que as pessoas ao visitarem esses campos de morte, tirassem todas as fotografias possíveis, e para os alemães das aldeias próximas serem levados através dos campos e que enterrassem os mortos. Ele fez isto porque disse de viva voz o seguinte:

"Gravem isto tudo hoje. Obtenham os filmes, arranjem as testemunhas, porque poderá haver algum malandro lá em baixo, na estrada da história, que se levante e diga que isto nunca aconteceu."

Recentemente, no Reino Unido, debateu-se a intenção de remover o holocausto do curriculum das suas escolas, porque era uma ofensa para a população muçulmana, a qual diz que isto nunca aconteceu. Até agora ainda não foi retirado do curriculum. Contudo é uma demonstração do grande receio que está a preocupar o mundo e a facilidade com que as nações o estão a aceitar.

Já passaram mais de sessenta anos depois da Segunda Guerra Mundial na Europa ter terminado.

O conteúdo deste mail está a ser enviado como uma cadeia em memória dos 6 milhões de judeus, dos 20 milhões de russos, dos 10 milhões de cristãos e dos 1 900 padres Católicos que foram assassinados, violados, queimados, que morreram de fome, foram espancados, e humilhados enquanto o povo alemão olhava para o outro lado.

Agora, mais do que nunca, com o Iran entre outros, reclamando que o Holocausto é um mito, é imperativo assegurar-se de que o mundo nunca esquecerá isso.