domingo, 19 de fevereiro de 2012

Santa Rita, o berço da colonização na Paraíba




Forte Velho é um distrito do município de Santa Rita, no Estado da Paraíba, Brasil. Situado na desembocadura do Rio Paraíba — precisamente às margens do canal que separa a Ilha da Restinga do município santa-ritense —, Forte Velho é uma das mais antigas povoações do estado e sua história se confunde com a própria História da Paraíba.

Aqui nasceu a Paraíba!, com a construção do Forte de São Felipe e São Tiago, em meados do Sec XVI. Forte Velho. Primeiro local onde aportaram os portugueses no período colonial, a segunda construção foi o Mirante do Atalaia, localizado no alto de uma colina que servia de oratório e observatório na defesa das terras no entorno do estuário, entre os rios e o mar. Estes foram os marcos iniciais da colonização da Capitania da Paraíba.

Forte Velho foi a primeira sede da Capitania da Paraíba. Teve como administrador Dom Francesco de Castejon, nomeado pelo General Diego Flores Valdez o colonizador, em nome do Rei Felipe II da Espanha e I de Portugal. Antiga aldeia potiguara, seu nome está vinculado ao Forte, e do alto do mirante avista-se a Foz , o estuário do Rio Paraíba, o Ponto Extremo Oriental, praias e os municípios da área metropolitana.

Forte Velho está localizado ao norte do município ( Distrito de Livramento ), à margem esquerda do Rio Paraíba, fazendo parte de um complexo paisagístico, onde destacam-se o estuário, a Ilha da Restinga, Praia de Costinha, Ilha do Stuart, Ilha dos Porcos, Ilha Tiriri, e praias fluviais da Ribeira, Tambauzinho e do Jacaré.

Distância - Santa Rita 31 Km (Centro) – João Pessoa 43 Km .

Clima – Quente e Seco, tornando-se úmido no inverno.

População -Aproximadamente 1.500 Habitantes.

Vegetação – Mangues, mata atlântica, coqueirais, mangueiras e cajueiros.

Atividades Econômicas – Sua economia gira em torno da pesca, da agricultura e do turismo ocasional (embarcações fazem a conexão diária entre o trapiche da cidade de Cabedelo e o distrito), além do cultivo da cana-de-açúcar.

Cultura – coco de roda e outros folguedos, além do artesanato e a culinária.

Mesmo estando repleta de história e riquezas históricas e culturais, Santa Rita (Forte Velho) não é citada em livros didáticos como o berço do Estado da Paraíba. Escondendo das gerações o conhecimento de sua história, da história da sua terra, de seus ancestrais. E um povo que não conhece o seu passado, está fadado à repeti-lo. Isso é um 'crime didático' para/com nós paraibanos e em especial os santaritenses. Restringindo-nos do conhecimento amplo do nosso passado, das nossas raízes.
Por: Rodrigo da Costa.

Nenhum comentário: