quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Álcool, mídia e hipocrisia.



Estamos habituados a ver grandes produções midiáticas no que se refere ao álcool, cerveja principalmente. Com um investimento invejável e uma criatividade que poucos a tem. E, ao final de tais veiculações marqueteiras, colocam uma ínfima e irrelevante frase mensagem dizendo: “se for dirigir, não beba”.


Pois bem. Esse tipo de propaganda fica ‘encravada’ nas cabeças de nossas crianças, incentivando-as abertamente e absurdamente a adentrarem no perverso mundo do alcoolismo. Que, na imensa maioria das vezes, é a porta de entrada para as demais drogas ilícitas. Porém, as grandes mídias pouco, ou nada, se importam com esses tipos de consequencias maléficas e que por vezes é irreparável às famílias e à sociedade.


Outro dado relevante ao tema é que, pasmem: em média a cada 13 minutos uma pessoa morre vítima do trânsito no Brasil. E, mais de 40% do total desses acidentes são causados pelo uso do álcool e a combinação fatal com o volante. Milhares de famílias perdem seus entes em decorrência dessas fatalidades causadas por condutores alcoolizados [...]


Na contramão desta situação de grande investimento na “mídia alcoólica”, estão às secretarias municipais e estaduais de saúde e o ministério da pasta, que, anualmente gastão milhões e mais milhões na recuperação daqueles que se acidentam e necessitam do suporte médico público (SUS) e em campanhas educativas de combate ao alcoolismo, e que, diga-se de passagem, esse dinheiro é nosso, do contribuinte. No entanto, o Congresso Nacional e os nossos legisladores apenas obrigam as cervejarias multinacionais a apenas incluir a ÍNFIMA e IRRELEVANTE frase que não surte efeito algum: “se for dirigir, não beba”.


Nada tenho contra esse tipo de propaganda, mas sim, contra a hipocrisia que é propagada dia após dia em nossas casas. Cabem a nós, pais, educarem nossos filhos a não baterem na porta das mais devastadoras drogas, porta essa chamada de álcool.


Por: Rodrigo da costa.

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