sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Rio Preto, o Rio Morto.

” Ainda ontem chorei de saudade…”
A música de composição de Moacyr Franco e gravada por vários interpretes, bem que poderia servir de fundo musical para o cenário de hoje do Rio Preto.

Na realidade tendo como nome Rio Tibirizinho, foi, posteriormente chamado Rio Preto, tamanha a quantidade de tinta que era despejada nele pela Cia de Tecidos Paraibana… Isso no passado. Hoje, continua a ser Rio Preto, mas por muitos outros motivos: esgoto “in natura”, lixo que vai desde garrafas pet, passando por animais mortos e terminando com fraldas descartáveis usadas, móveis e colchões, numa situação difícil de se acreditar se não fosse tão explícita.

O mesmo rio no qual as pessoas se banham lá em Augustinho e no Açude, torna-se estupidamente imundo, morto, assoriado e coberto por mato e capim. A primeira impressão que se tem ao olhá-lo em detalhes é de espanto, depois de pena e finalmente de revolta.



Então me vem novamente à mente a música “Ainda ontem chorei de saudade…”, sendo esta a frase que mais perfeitamente refletiria a sensação daqueles que, um dia, tomaram banho no Rio Preto, ali mesmo nas proximidades da ponte da Anísio Pereira Borges. Hoje algo inimaginável para alguém em plena faculdade mental!!!!

Desta ponte pra frente a situação vai se tornando ainda pior. Somando-se a falta de consciência da população a inércia das autoridades, o que vemos é um rio que desaparace na medida em que segue (ou deveria) o seu curso rumo a sub-estação e de lá ao caminho natural do Rio Paraíba. O mato tomou conta do rio, que se torna verde, visto a quantidade de mato e capim que o recobre por completo. Assoriado a tal ponto de se poder ver o crescimento de bananeiras e mamoeiros, aonde, antes só se via água.

O Rio Preto está morto… é FATO!

Desde as suas nascentes que estão sendo degradadas até onde podemos ver…

Estou de Luto!

E minhas filhas hão de cantar: ” Ainda ontem chorei de saudade…” Saudades de um Rio, que era Preto e hoje ainda o é. Por Luto!

Por: Dorivaldo Jr.

Um comentário:

Dolce far Niente disse...

Parabéns por levantar textos interessantes a respeito de Santa Rita, que é uma cidade rica em história e recursos naturais e humanos. Blogs como o seu abrem possibilidades para que as pessoas reflitam sobre os temas expostos e tentem, de um modo ou outro, trabalhar para mudar a realidade (que os governantes não têm interesse em mudar). Parabéns e continue postando textos tão interessantes. Anita Horta (Sâo paulo - com tios em Santa Rita)