segunda-feira, 1 de julho de 2013

Prefeito retira 9,234 Mi sem autorização do conselho de saúde e vereadores levam caso ao M P de Santa Rita



A saúde de Santa Rita anda com as pernas quebradas e um braço aleijado, os programas de saúde da família faltam médicos, medicamentos, hospitais fechados, exames tem que esperar bastante tempo, profissionais cobrando melhores condições de trabalho, falta de material básico e até o salário de funcionários que ingressaram no serviço público no mês dezembro, atrasado. O pronto socorro de fraturas não renovou o contrato com o SUS, desencontro de informação na Câmara Municipal da ex secretaria Janaína e o prefeito, até PSF com fornecimento de energia elétrica cortada há. A  população sofrendo e o prefeito Reginaldo Pereira achou por bem tirar 9,234 milhões, do que já era pouco para beneficiar a população e transferir para a secretaria de educação que possui maior recurso no município

Conforme o vereador Sebastião do PT, o Diário Oficial Eletrônico do Município, publicou na página Doe 02 nº 021, art01, pag.02, de 17/06/2013 sob o processo 02.070 da secretaria de saúde transferências intra governamentais ao Fundo de Municipal de Saúde  0000254 339141 99 00 no total de 9.234,262,00 , sem nenhuma justificativa ao conselho que controla esse fundo da saúde.

De acordo com o secretário de finanças Sebastião Feitosa, Justificou que não precisaria da permissão para retirada do recurso, haja vista, que a movimentação financeira foi feita Intra-governamentais ao FMS, com a secretaria de saúde, onde o recurso não pertence ao fundo municipal de saúde, mas, o questionamento da população hoje é porque a saída de um volume de dinheiro pra uma secretaria que possui o segundo maior orçamento do município e, qual o objetivo e quando retornará a secretaria que passa por imensas dificuldades, para investimentos necessários  básicos para servir a população no município.

O secretário de finanças quer justificar o injustificável, os recursos da saúde são pra ser administrados  em beneficio da saúde do povo, se quer o prefeito Reginaldo Pereira sanou as dívidas encontradas, segundo ele, não fez nenhum implemento para mudar a qualidade da vida da população neste setor, que é questionado pela população que na campanha seria a prioridade do povo de Santa Rita.



Conforme o vereador, a questão é a seguinte: “o orçamento de 2013, que foi aprovado em fevereiro de 2013, que  outra legislatura aprovou apenas em primeiro turno, dos quais, foi aprovado com apenas 5% em sua totalidade para remanejamento de verbas de uma secretaria para outra. A  operação financeira de remanejamento foi realizado no valor de 6,5%, dos recursos aprovado na Loa, que representam 25% do orçamento destinado à saúde. A Câmara  Municipal de Santa Rita vai representar no Ministério Público uma ação contra o prefeito de Santa Rita e os responsáveis pela operação dentro dos próximos dias para punir os culpados pelo transação irregular.” Afirmou o parlamentar petista.


Fica a pergunta no ar que não quer calar:  Os recursos remanejados da secretaria de saúde no valor de 6,5%, foi referente à votação da Loa de 2012 em 1º turno ou a 2ª votação pelos novos legisladores em fevereiro de 2013, aprovado com 5% de crédito suplementar de remanejamento das secretarias?


Por: Lamartine do Vale

Nenhum comentário: