sábado, 9 de abril de 2011

Nos Arredores da Escuridão

Magro, sedento por mudanças. O rapaz avistou com os olhos e abrilhantou suas esperanças. Vinha aí o líder. Pouco sabia discernir o ambiente e as companhias. Concentrou-se apenas nas palavras sólidas e esplendidas de um futuro melhor.
Jovem pelo idealismo, experiente pelos caminhos que passou na vida, vislumbrava o momento único. Um conjunto de idéias e princípios que haveriam de mudar a sua vida e de muitos outros que residiam naquela cidade.
Aproximou-se. Não obstante, parou para deleitar de cada minuto das profundas palavras que agonizava a toda uma população. Era o momento de agir por todos e prevalecer as mudanças e conquistas em sua vida. Era um menino determinado.
Iniciou sua trajetória de luta muito cedo. Passou por colossais problemas. A tristeza tentou lhe tirar a vida, mas a alegria Deus o manteve nos caminhos certos. Também não era pra pouco: Já esteve entre a vida e a morte.
Teimoso. Sempre. Teimava em acreditar na política de resultados, de soluções para o povo. Jamais desistiu desse Ideal. Parecia-lhe que figurava como um caráter intrínseco. Ninguém o tirava esse sonho de que um dia a sua cidade acolhida poderia mudar radicalmente.
O rapaz foi atrás, em busca da solidez dos seus sonhos. Encontrou um líder. Apaixonou-se por seus ideais e de seu partido. Já perplexo com tanta crueldade, injustiça e desigualdade social, via nos olhos do seu comandante as pérolas da esperança de um estado de direito para todos.
Passou fome, foi humilhado, esquecido, excluído, sofreu discriminação em suas lutas, chamado de ralé, de maltrapilho entre outros. Lutou para não morrer, e viveu a fome dos que queriam algo para comer. Foi pisoteado nas verbais da língua alheia. Se viu preso nas mãos das autoridades parciais que, diga-se de passagem, relembraram a repressiva dos anos da ditadura.
Estava morto de cansado, mas não de idéias. Todos os dias olhava a foto do seu líder e acreditava que aquele era o momento. Passou as maiores dificuldades de sua vida em prol de um sonho sem fim. O sonho de um mundo socialmente justo e soberano, começando por sua, acolhedora, cidade.
O sonho foi concretizado. O orgulho era enorme, pois o rapaz estava bem representado. Frisou a todos a conquista, claramente partícipe deste mérito. Vieram os dias. Estava ansioso para lutar pelo projeto. Já não bastasse a sua maior luta, esqueceram do seu valor, sua história, sua participação. A mesma felicidade que desfrutava da época do impossível é hoje o silencio da mágoa pelo seu esquecimento. Esqueceram de um jovem que tanto lutou pela vida e por seus ideais. O marasmo e a decepção tomam conta do seu coração. Mas não é tarde. É o momento crucial. Precisa ser feito justiça, e buscar o brilho deste jovem nos arredores da escuridão.
Dedicado a Rodrigo da Costa, militante do JSB de Santa Rita.
Postado por Robert Dore às 23:51 http://reflexododia.blogspot.com/2011/04/nos-arredores-da-escuridao.html#comment-form

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Oceanocontinente

_ Por que invades meu espaço? Apenas fui à outro extremo.

_Encontrei-o desocupado, logo habitei-o. O que há nada de errado nisso?

_Este lugar onde dizes habitar a min pertence, e tu, és invasor!

_Apenas expandi meus espaços, que são mínimos diante dos teus. E ainda o queres tomar de min?!

_Não tomo nada de nínguém e nem de ti! Sou o legítimo dono de todo este espaço e digo-lhe: afasta-te de de meus domínios, pois é chegado o momento de ocupar o que de mim tentam tomar!

_Incompreensível! Por que avanças sobre o pouco que me resta? Porquê tu cobres minha face, Egoísta?

_Contenta-te com o que teu é! Petrificastes minha borda, poluístes o meu ser.
Agora, prepara-te, pois minha ira cairá sobre ti reduzindo-te à nada, tomando posse de tudo que de mim tirado foi.

_Faça-o, e despertarás também a ira minha. Emergirei das profundezas com todas as forças e o farei arder e evaporar!

_E em seguida retornarei ainda mais forte e intenso, cobrindo até o mais alto monte!

_O que devo fazer agora [...] ?

Por: Rodrigo da Costa

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Projeto Esporte e Cultura nas Comunidades

Apresentação:

___ O projeto abaixo descrito engloba as mais variadas modalidades esportivas e culturais. http://www.youtube.com/watch?v=oQGRjMFtbfo&feature=related (RC2) http://www.youtube.com/watch?v=BASUvHWHrwI&feature=related (RC1)

O Noiado

O Noiado




Princípio ativo

O crack é uma mistura de cocaína em forma de pasta não refinada com bicarbonato de sódio. Esta droga se apresenta na forma de pequenas pedras e pode ser até cinco vezes mais potente do que a cocaína. O efeito do crack dura, em média, dez minutos.
Sua principal forma de consumo é a inalação da fumaça produzida pela queima da pedra. É necessário o auxílio de algum objeto como um cachimbo para consumir a droga, muitos desses feitos artesanalmente com o auxílio de latas, pequenas garrafas plásticas e canudos ou canetas. Os pulmões conseguem absorver quase 100% do crack inalado.

Efeitos

Os primeiros efeitos do crack são uma euforia plena que desaparece repentinamente depois de um curto espaço de tempo, sendo seguida por uma grande e profunda depressão. Por causa da rapidez do efeito, o usuário consome novas doses para voltar a sentir uma nova euforia e sair do estado depressivo.
O crack também provoca hiperatividade, insônia, perda da sensação de cansaço, perda de apetite e conseqüente perda de peso e desnutrição. Com o tempo e uso constante da droga, aparecem um cansaço intenso, uma forte depressão e desinteresse sexual.
Os usuários de crack apresentam um comportamento violento, são facilmente irritáveis. Tremores, paranóia e desconfiança também são causados pela droga. Normalmente, os usuários têm os lábios, a língua e a garganta queimados por causa da forma de consumo da substância. Apresentam também problemas no sistema respiratório como congestão nasal, tosse, expectoração de muco preto e sérios danos nos pulmões.
O uso mais contínuo da droga pode causar ataque cardíaco e derrame cerebral graças a um considerável aumento da pressão arterial. Contrações no peito seguidas de convulsões e coma também são causadas pelo consumo excessivo da droga.

Histórico

Ao contrário da maioria das drogas, o crack não tem sua origem ligada a fins medicinais: ele já nasceu como uma droga para alterar o estado mental do usuário.
O crack surgiu da cocaína, feito por traficantes no submundo das favelas e guetos das grandes cidades sendo, portanto, difícil precisar quando e onde realmente ele apareceu pela primeira vez. O nome "crack" vem do barulho que ele faz quando está sendo queimado para ser consumido.

Curiosidade

Existe uma variação do crack que tem um poder alucinógeno ainda maior, trata-se de uma droga chamada Merla. A Merla apareceu pela primeira vez nas favelas do Grande ABC em São Paulo e é feita com sobras do refino da cocaína misturada com querosene e gasolina.
fonte : http://drogas.netsaber.com.br/index.php?c=151

terça-feira, 28 de outubro de 2008

As reformas do Enéas Carvalho.

De Agosto de 2005 à Maio de 2007 foi realizado pelo Governo do Estado da Paraíba uma reforma na E.E.E.F.M. Enéas Carvalho em Santa Rita. O prazo inicial para o término era de 90 dias, mas, na realidade durou 1 ano e 9 meses, sendo: 8 meses e meio de paralisação total e o tempo restante variando em semanas com aulas e outras várias sem. O que proporcionou uma fuga em massa, um déficit didático enorme, e, uma diminuição no "poder" de concorrência para as provas do PSS e do CEFET para os alunos que permaneceram na escola. Na estrutura física ocorreram algumas mudanças: os banheiros e a cozinha trocaram de lugar; foram construídos: muros na frente das salas, laboratórios de informática (que não funciona devido a não-capacitação dos professores), de ciências (química, biologia e física que pouco funciona) e, sala de vídeo. O ginásio de esportes continua semi - sucateado. As tabelas do basket caíram, as bases das traves se partiram, a água das chuvas escoam para o meio-da-quadra (um erro grotesco de engenharia).
Não há extintores de incêndio e os portões da saída principal abrem para o lado de dentro, o que dificulta a evacuação do prédio em caso de emergência.
O ponto mais preocupante vem de um período anterior à citada obra, está na estrutura. Vem da época da construção do ginásio, por volta do ano de 2002, na ocasião foi aberto um buraco na última sala do corredor direito na parte de baixo, para a passagem dos caminhões com os materiais de construção. A herança que restou desse buraco (que foi fechado com o término da construção) foi uma grande rachadura nas colunas de concreto entre as penúltimas e últimas salas no mesmo corredor e, ela se apresenta de cima até em baixo, sendo possível observá-la de longa distância.
No geral, essas duas obras no Enéas Carvalho foram muito mais nocivas do que benéficas para os mais interessados e atingidos: OS ALUNOS, claro! Ao contrário do que prega o Governo e a Secretaria de Educação do Estado, que só faz foto em frente de placa de inauguração e não se dão conta do atraso didático que eles proporcionam.

POR: Rodrigo da Costa.

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Um dia você aprende.


Depois de algum tempo você aprende a diferença...

a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma.
E você aprende que amar não significa apoiar-se, e que companhia nem sempre significa segurança.


E começa a aprender que beijos não são contratos e presentes não são promessas.


E começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e os olhos adiante, com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança.


E aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão.

Depois de um tempo você aprende que o sol queima se ficar exposto por muito tempo.

E aprende que não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam...

E aceita que não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la por isso.

Aprende que falar pode aliviar dores emocionais.

Descobre que se leva anos para se construir confiança e apenas segundos para destrui-la, e que você pode fazer coisas em um instante, das quais se arrependerá pelo resto da vida.

Aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias.

E o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem na vida. E que bons amigos são a família que nos permitiram escolher.

Aprende que não temos que mudar de amigos se compreendemos que os amigos mudam, percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer coisa, ou nada, e terem bons momentos juntos.

Descobre que as pessoas com quem você mais se importa na vida são tomadas de você muito depressa, por isso sempre devemos deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas, pode ser a última vez que as vejamos.

Aprende que as circunstâncias e os ambientes tem influência sobre nós, mas nós somos responsáveis por nós mesmos.

Começa a aprender que não se deve comparar com os outros, mas com o melhor que pode ser.

Descobre que se leva muito tempo para se tornar a pessoa que quer ser, e que o tempo é curto.

Aprende que não importa onde já chegou, mas onde está indo, mas se você não sabe para onde indo, qualquer lugar serve.

Aprende que, ou você controla seus atos ou eles o controlarão, e que ser flexível não significa ser fraco ou não ter personalidade, pois não importa quão delicada e frágil seja uma situação, sempre existem dois lados.

Aprende que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer, enfrentando as conseqüências.

Aprende que paciência requer muita prática.

Descobre que algumas vezes a pessoa que você espera que o chute quando você cai é uma das poucas que o ajudam a levantar-se.

Aprende que maturidade tem mais a ver com os tipos de experiência que se teve e o que você aprendeu com elas do que com quantos aniversários você celebrou.

Aprende que há mais dos seus pais em você do que você supunha.

Aprende que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens, poucas coisas são tão humilhantes e seria uma tragédia se ela acreditasse nisso.

Aprende que quando está com raiva tem o direito de estar com raiva, mas isso não dá a você o direito de ser cruel.

Descobre que só porque alguém não o ama do jeito que você quer que ame, não significa que esse alguém não o ama com tudo o que pode, pois existem pessoas que nos amam, mas simplesmente não sabem como demonstrar ou viver isso.

Aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém, algumas vezes você tem que aprender a perdoar-se a si mesmo.

Aprende que com a mesma severidade com que julga, você será em algum momento condenado.

Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não pára para que você o conserte.

Aprende que o tempo não é algo que possa voltar para trás.

Portanto, plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores.

E você aprende que realmente pode suportar... que realmente é forte, e que pode ir muito mais longe depois de pensar que não se pode mais.

E que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida!

Nossas dádivas são traidoras e nos fazem perder o bem que poderíamos conquistar, se não fosse o medo de tentar.

segunda-feira, 10 de março de 2008

PESQUEI POR AÍ

Pesquei por aí...
Prioridades para o orçamento mundial (gastos em dólares) *:

● Armamentos: 80 bilhões
● Fumo: 40 bilhões
● Publicidade: 25 bilhões
● Cerveja: 16 bilhões
● Vinho: 8,6 Bilhões
● Golfe: 4 bilhões
● Total do necessário para satisfazer as necessidades elementares de saúde, educação e alimentação de todas as crianças do mundo: 3,4 bilhões.

* dados o UNICEF (de 1995), órgão da ONU.

Fonte: Coluna enfermaria de Mylton Severiano (revista Caros Amigos edição de Janeiro de 2008).



Você sabia que...


● Os cachorros e os gatos dos EUA ingerem mais proteínas do que todas as crianças africanas, segundo a UNICEF;
● Cada vaca européia recebe um subsídio de 3 dólares diários, mais do que a renda de 800 milhões de seres humanos;
● Os norte-americanos recebem mais ou menos 86% de mensagem idênticas pela imprensa, fruto do “pensamento único” e, ainda assim se consideram uma democracia e um país livre;
● “A função da TF1 (canal de televisão privatizado da França) é ajudar a Coca-cola, por exemplo, a vender seus produtos. Mas, para que uma mensagem publicitária seja recebida, é necessário que o cérebro do telespectador esteja disponível: quer dizer, diverti-lo, relaxá-lo, para prepará-lo entre dois anúncios publicitário. O que nós vendemos à Coca-cola é o tempo livre do cérebro humano disponível” (frase de Patrick Lay diretor da TF1, o mais importante canal de televisão francês).
● Os EUA produzem dezessete vezes mais poluição do que a China e a Itália.
● Resolver o problema da água para todos no mundo custa 10 bilhões de dólares por ano, o mesmo custo que os gastos militares mundiais de cindo dias; só a guerra do Iraque teria financiado, até agora, água para 1 bilhão e 200 milhões de pessoas.


Fonte: Coluna de Emir Sade (Revista Caros Amigos, edição de janeiro de 2008).



Inversão midiática:

Fato: a tropa de choque da polícia militar avança com violência sobre 140 barracos da favela Real Parque, em São Paulo, joga bombas, espanca moradores, derruba as “casas”, deixa todos (homens, mulheres e crianças) ao relento. Manchetes da imprensa: reintegração de posse do terreno ocupado por favelados provoca maior congestionamento no trânsito de São Paulo. Os textos falam de motoristas que perderam horas no trajeto de casa para o trabalho. Nenhuma entrevista com os favelados.

Mais: www.carosamigos.com.br




Pesquisa: Fabiano P. Silva

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

A PRÓXIMA GUERRA


Disponibilizamos pra vocês, leitores deste bolg, um e-mail que tá rolando pela internet. Leiam com atenção e divulguem!



Segue abaixo o relato de uma pessoa conhecida e séria, que passou recentemente em um concurso público federal e foi trabalhar em Roraima. Trata-se de um Brasil que a gente não conhece.




As duas semanas em Manaus foram interessantes para mas conhecer um Brasil um pouco diferente, chegando em Boa Vista (RR) não pude resistir a fazer um relato das coisas que tenho visto e escutado por aqui.

Conversei com algumas pessoas nesses três dias, desde engenheiros até pessoas com um mínimo de instrução.

Para começar o mais difícil de encontrar por aqui é roraimense, pra falar a verdade, acho que a proporção é de um roraimense para cada 10 pessoas é bem razoável, tem gaúcho, carioca, cearense, amazonense, piauiense, maranhense e por aí vai. Portanto falta uma identidade com a terra. Aqui não existem muitos meios de sobrevivência, ou a pessoa é funcionária pública, e aqui quase todo mundo é, pois em Boa Vista se concentram todos os órgãos federais e estaduais de Roraima, além da prefeitura é claro. Se não for funcionário público a pessoa trabalha no comércio local ou recebe ajuda de Programas do governo. Não existe indústria de qualquer tipo. Pouco mais de 70% do Território roraimense é demarcado como reserva indígena, portanto restam apenas 30%, descontando-se os rios e as terras improdutivas que são muitas, para se cultivar a terra ou para a localização das próprias cidades. (Na única rodovia que existe em direção ao Brasil (liga Boa Vista a Manaus, cerca de 800 km) existe um trecho de aproximadamente 200 km reserva indígena Waimiri Atroari) por onde você só passa entre 6:00 da manhã e 6:00 da tarde, nas outras 12 horas a rodovia é fechada pelos índios (com autorização da FUNAI e dos americanos) para que os mesmos não sejam incomodados.

Detalhe: Você não passa se for brasileiro, o acesso é livre aos americanos, europeus e japoneses. Desses 70% de território indígena, diria que em 90% dele ninguém entra sem uma grande burocracia e autorização da FUNAI.

Detalhe: Americanos entram na hora que quiserem, se você não tem uma autorização da FUNAI mas tem dos americanos então você pode entrar. A maioria dos índios fala a língua nativa além do inglês ou francês, mas a maioria não sabe falar português. Dizem que é comum na entrada de algumas reservas encontrarem-se hasteadas bandeiras americanas ou inglesas. É comum se encontrar por aqui americano tipo nerds com cara de quem não quer nada, que veio caçar borboleta e joaninha e catalogá-las, mas no final das contas pasme, se você quiser montar um empresa para exportar plantas e frutas típicas como cupuaçu, açaí camu-camu etc., medicinais, ou componentes naturais para fabricação de remédios, pode se preparar para pagar 'royalties' para empresas japonesas e americanas que já patentearam a maioria dos produtos típicos da Amazônia...

Por três vezes repeti a seguinte frase após ouvir tais relatos: É os americanos vão acabar tomando a Amazônia e em todas elas ouvi a mesma resposta em palavras diferentes. Vou reproduzir a resposta de uma senhora simples que vendia suco e água na rodovia próximo de Mucajaí:

'Irão não minha filha, tu não sabe, mas tudo aqui já é deles, eles comandam tudo, você não entra em lugar nenhum porque eles não deixam. Quando acabar essa guerra aí eles virão pra cá, e vão fazer o que fizeram no Iraque quando determinaram uma faixa para os curdos onde iraquiano não entra, aqui vai ser a mesma coisa'.

A dona é bem informada não? O pior é que segundo a ONU o conceito de nação é um conceito de soberania e as áreas demarcadas têm o nome de nação indígena. O que pode levar os americanos a alegarem que estarão libertando os povos indígenas. Fiquei sabendo que os americanos já estão construindo uma grande base militar na Colômbia, bem próximo da fronteira com o Brasil numa parceria com o governo colombiano com o pseudo objetivos de combater o narcotráfico. Por falar em narcotráfico, aqui é rota de distribuição, pois essa mãe chamada Brasil mantém suas fronteiras abertas e aqui tem Estrada para as Guianas e Venezuela. Nenhuma bagagem de estrangeiro é fiscalizada, principalmente se for americano, europeu ou japonês, (isso pode causar um incidente diplomático)... Dizem que tem muito colombiano traficante virando venezuelano, pois na Venezuela é muito fácil comprar a cidadania venezuelana por cerca de 200 dólares.
Pergunto inocentemente às pessoas; porque os americanos querem tanto proteger os índios. A resposta é absolutamente a mesma, porque as terras indígenas além das riquezas animais e vegetais, da abundância de água são extremamente ricas em ouro (encontram-se pepitas que chegam a ser pesadas em quilos), diamante, outras pedras preciosas, minério e nas reservas norte de Roraima e Amazonas, ricas em PETRÓLEO.
Parece que as pessoas contam essas coisas como que num grito de Socorro a alguém que é do sul, como se eu pudesse dizer isso ao presidente ou a alguma autoridade do sul que vá fazer alguma coisa. É pessoal, saio daqui com a quase certeza de que em breve o Brasil irá diminuir de tamanho. Um grande abraço a todos. Será que podemos fazer alguma coisa???
Acho que sim.

Repasse esse e-mail para que um maior número de brasileiros fique sabendo desses absurdos.

Mara Silvia Alexandre Costa Depto de Biologia Cel. Mol. Bioag.
Patog. FMRP - USP

Opinião pessoal:

Gostaria que você, especialmente que recebeu este e-mail, o repasse para o maior número possível de pessoas. Do meu ponto de vista seria interessante que o país inteiro ficasse sabendo desta situação através dos telejornais antes que isso venha a acontecer.

Afinal foi um momento de fraqueza dos Estados Unidos que os europeus lançaram o Euro, assim poderá se aproveitar esta situação de fraqueza norte-americana (perdas na guerra do Iraque) para revelar isto ao mundo a fim de antecipar a próxima guerra. Conto com sua participação, no envio deste e-mail..

Celso Luiz Borges de Oliveira Doutorando em Água e Solo FEAGRI/UNICAMP






















Será que Raul Seixas estava Certo???




Aluga-se
Composição: Raul Seixas e Claudio Roberto

A solução pro nosso povo
Eu vou dá
Negócio bom assim
Ninguém nunca viu
Tá tudo pronto aqui
É só vim pegar
A solução é alugar o Brasil!...

Nós não vamo paga nada
Nós não vamo paga nada
É tudo free!
Tá na hora agora é free
Vamo embora
Dá lugar pros gringo entrar
Esse imóvel tá prá alugar
Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah!...

Os estrangeiros
Eu sei que eles vão gostar
Tem o Atlântico
Tem vista pro mar
A Amazônia
É o jardim do quintal
E o dólar dele
Paga o nosso mingau...

Nós não vamo paga nada
Nós não vamo paga nada
É tudo free!
Tá na hora agora é free
Vamo embora
Dá lugar pros gringo entrar
Pois esse imóvel está prá alugar
Alugar! Ei!
-Grande Soluça!...

Nós não vamo paga nada
Nós não vamo paga nada
Agora é free!
Tá na hora é tudo free
Vamo embora
Dá lugar pros outro entrar
Pois esse imóvel tá prá alugar
Ah! Ah! Ah! Ah!
Nós não vamo paga nada
Nós não vamo paga nada
Agora é free!
Tá na hora é tudo free
Vamo embora
Dá lugar pros gringos entrar
Pois esse imóvel
Está prá alugar...

Está Prá Alugar Meu Deus!
Nós não vamo paga nada!
Nós não vamo paga nada!
É tudo free!
Vamo embora!

Homem branco ou homem arco-íris

Quando eu nasci, era Preto;
Quando cresci, era Preto;
Quando pego Sol, fico Preto
Quando sinto frio, continua Preto
Quando estou assustado, também fico Preto.
Quando estou doente, Preto;
E, quando eu morrer, continuarei preto!


E você, cara Branco,
Quando nasce, você é Raso;
Quando cresce, você é Branco;
Quando você pega Sol, FICA Vermelho;
Quando sente frio, você FICA roxo;
Quando você se assusta FICA Amarelo;
Quando está doente, FICA Verde;
Quando você morrer, você ficará cinzento.

E você vem me chamar de Homem de Cor??!!



Francisco de Paulo Melo Aguiar

sábado, 26 de janeiro de 2008

Poema de um Amigo



Quero ser teu amigo.
Nem demais e nem de menos.
Nem tão longe nem tão perto.
Na medida mais precisa que eu puder.

Mas amar-te, sem medida,
e ficar na tua vida
da maneira mais discreta que eu souber.

Sem tirar-te a liberdade.
Sem jamais te sufocar.
Sem falar quando for hora de calar,
e sem calar, quando for hora de falar.

Nem ausente nem presente por demais,
simplesmente, calmamente, ser-te paz...

É bonito ser amigo.
Mas, confesso,
é tão difícil aprender!
E por isso
eu te suplico paciência.

Vou encher este teu rosto
de lembranças!
Dá-me tempo
de acertar nossas distâncias.

Harry Carvalho (pros íntimos: Netinho gata maga)

quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

A filosofia tae kwon do

Este texto tem como principal objetivo mostrar a todos os atletas que ingressam no maravilhoso mundo desta magnifica, bela e milenar arte marcial koreana o"TAE KWON DO" que ela é um esporte essencialmente pacífico. Sua finalidade é a defesa e não o ataque. Pois todas as suas técnicas são baseadas em taticas defensivas. Uma vez que,em sua origem, foi desenvolvida como contra-ataque aos inimigos. Desde a antiguidade, o homem sentia falta de força física e agilidade e o seu corpo se encurvava com a idade. O Tae Kwon Do servia para melhorar a sua saúde, o equilíbrio físico e a postura. Por isso mesmo longe de predispor para a violencia, ela cultiva a cortesia, a boa educação e o respeito ao semelhante , razão pela qual torna-se um fator positivo na formação do homem.



Acreditamos que os praticantes do Tae Kwon Do são bem mais seguros de si, não só pela parte física, como pela disciplina mental , que desnvolveram através de técnicas apuradas de defesa pessoal, com o uso da totalidade do seu corpo. Para um praticante, todo o seu corpo é uma arma e ele pode facilmente enfrentar e vencer um agressor, usando os pés, mãos, punhos, cotovelos, joelhos, ou qualquer outra parte do seu corpo.

Talvez, o mais importante do Tae Kwon Do como arte marcial, é que não se trata apenas de uma modalidade de defesa pessoal superior, mas, o fato de transmitir a seus praticantes um marcado bom senso. A autoconfiança torna a pessoa generoso em suas atitudes com os fracos. Podendo estar em igualdade de condições com qualquer oponente. O seu código proibe ataques desleais ou o uso desnecessário da força.
A prática do Tae Kwon Do dá ao aluno uma atitude mental de modestia. Fundamentalmente, as vitudes da modestia e da generosidade são baseadas na autoconfiança.
A aula de tae kwon do é um verdadeiro curso prático de treinamento para a vida!

Juramento do tae kwon do:

EU PROMETO:

1) Obedecer as regras do tae kwon do;

2) Respeitar o meu instrutor e meus superiores;

3) Nuca fazer mau uso do tae kwon do;

4) Construir um mundo mais pacífico;

5) Ser campeão da liberdade e da justiça.

OS DEZ MANDAMENTOS DO TAE KWON DO:

1) Patriotismo;
2) Respeito e amor para com os pais;
3) Respeito e amor conjugal;
4) Fraternidade entre irmãos;
5) Respeito para com velhos e crianças;
6) Respeito e confiança entre professor e aluno;
7) Sinceridade entre amigos;
8) Distinção entre matar e salvar;
9) Combater sem recuar;
10) firmesa de ideias.



PRINCÍPIOS BÁSICOS PARA O ALUNO DE TAE KWON DO

1) Coordenar corpo e espírito e se unir com a natureza;
2) Ajudar os companheiros de curso sem discriminação;
3) Aprender a lutar sentindo-se feliz, vencendo ou perdendo;
4) Não criticar as outras lutas;
5) Começar e terminar os treinamentos;
6) Evitar o falso orgulho;
7) Evitar discutir com os outros pelo simples fato de discordarem dos eus pontos de vista. A razão é sempre razão e o erro é sempre erro;
8) Tratar a todos com respeito e todos o respeitarão;
9) Não se irritar a toa. Nas artes marciais a ira é algo vergonhoso;
10) todos os nossos atos devem ser cheios de convicção total sem temor nem dúvidas.

TÉCNICAS BÁSICAS DE TREINAMENTO DE TAE KWON DO

1) Grito(concentração de respiração);
2) Percepção visual;
3) Movimento e equilíbrio;
4) Controle da postura do corpo;
5) Controle da força;
6) Controle da rapidez ou lentidão da técnica;
7) conscientização da técnica;
8) Noção de distancia;
9) Controle da respiração;
10) Aprimoramento de pé e mão.

POR: Rodrigo da costa

sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

São Bernardo de Claraval - Glória da Igreja e da Cristandade e mentor dos Cavaleiros Templários





Dante elege-o como seu guia no Paraíso da Divina Comédia.
O século XII exulta de uma impressionante vitalidade espiritual e cultural, é a época das catedrais, das cruzadas, da Ordem do Templo, do Graal, etc.; o tempo prodigioso no qual Bernardo de Claraval, reformador da cristandade e místico da contemplação, tem um protagonismo central.
Borgonhês como o Conde D. Henrique, correspondeu-se com Dom Afonso Henriques, rei que favoreceu largamente o incremento da Ordem de Cister em Portugal. O professor Agostinho da Silva sugere mesmo «que a fundação de Portugal é acto inteiro da potência mística e de acção de São Bernardo, o de Claraval».
Figura enigmática, Bernardo, na sua faceta política, luta sem rodeios contra as heterodoxias e heresias da época, no entanto, tem um papel determinante na oficialização e incremento da Ordem dos Templários: escreve Em Louvor da Nova Milícia (De laude novae militae) e considera que «apenas os Templários estão destinados à guerra santa».
Místico da contemplação, do amor divino entre a Alma-Esposa e o Deus-Esposo, considera o conhecimento de Deus e de si mesmo como a via necessária para o êxtase, para a unitas spiritus: «Meu Deus, fazei com que eu vos conheça e que eu me conheça. (…) É do céu que nos chega esse conselho: conhece-te a ti mesmo, oh homem.»
Quando se tornou monge, Cister era uma ordem muito pobre vítima de calúnias de outras ordens monásticas, no final da sua vida já estavam estabelecidos 243 mosteiros cistercienses na Europa!




A última biografia crítica de S. Bernardo é do século passado¹. O fato de ninguém ter realizado uma nova biografia científica de S. Bernardo, mostra como é difícil este trabalho.

Isso nos dá uma idéia da grandeza do personagem e da amplitude da sua ação: tudo isso parece desencorajar os autores a realizarem este trabalho. Por outro lado, dispomos, hoje, de uma notável edição crítica das suas obras, graças a D. Jean Leclercq (+ 1989), personagem chave dos estudos bernardinos contemporâneos².

Fruto exemplar e típico da sociedade feudal do seu tempo, ligado a uma vasta florescência de alianças familiares, Bernardo soube fazer de tudo isso a base da sua ação, seja no momento da sua entrada em Cîteaux, como em seguida. Uma formação tradicional e puramente literária permitiu-lhe conquistar, logo cedo, uma grande pureza de estilo e, sobretudo, um excelente conhecimento dos Padres da Igreja.

Bernardo nasceu na última década do século XI, no ano 1090, em Dijon, França. Era o terceiro dos sete filhos do cavaleiro Tecelim e de sua esposa Alícia.

A sua família era cristã, rica, poderosa e nobre. Desde tenra idade, demonstrou uma inteligência aguçada. Tímido, tornou-se um jovem de boa aparência, educado, culto, piedoso e de caráter reto e piedoso. Mas chamava a atenção pela sabedoria, prudência, poder de persuasão e profunda modéstia.

Quando sua mãe morreu, seus irmãos quiseram seguir a carreira militar, enquanto ele preferiu a vida religiosa, ouvindo o chamado de Deus. Na ocasião, todos os familiares foram contra, principalmente seu pai. Porém, com uma determinação poucas vezes vista, além de convencê-los, trouxe consigo: o pai, os irmãos, primos e vários amigos.

Ao todo, trinta pessoas seguiram seus passos, sua confiança na fé em Cristo, e ingressaram no Mosteiro da Ordem de Cister, recém-fundada.

O abade Sto. Estêvão Harding acolheu com alegria este grupo e soube discernir a riqueza da personalidade de Bernardo e nele confiar, ainda que, sob muitos aspectos, descobriu-se entre eles uma notável diferença de temperamento.

Numa primeira abordagem desta diferença, podemos notar que enquanto para Estêvão a estética está mais sobre a ordem do visível, das artes plásticas (como demonstram os manuscritos com iluminuras que datam do seu abaciado), para Bernardo a estética é mais aquela do ouvido e da voz, aquela da música, da escuta, essencialmente escuta da Palavra de Deus, a escuta do Verbo de Deus que se dirige ao monge, ao qual não é permitido distrair-se.

Bernardo constrói sobre os ideais e sobre os fundamentos essenciais dados por Estêvão: fidelidade à Regra, simplicidade, pobreza e, sobretudo, a caridade.

Seguindo o seu exemplo, de modo especial no que diz respeito à pobreza, os cistercienses estabeleceram-se em “desertos”, onde realizam um duro trabalho manual que é suficiente para o seu sustento e permite também vir ao encontro dos necessitados.

Conhecem um despojamento que os aproxima daquele de Jesus Cristo e dos apóstolos. Rejeitam o sistema social da época, renunciam aos dízimos e feudos que vêm daqueles que têm autoridade feudal e, do mesmo modo, não aceitam os “benefícios” que poderiam ser propostos pelos homens da Igreja.

Com a idéia da igualdade, no mosteiro, não se faz mais caso da origem social dos monges; todos vivem do mesmo modo. No que diz respeito ao abade, inclusive ao abade de Cîteaux, encontram-se todos no Capítulo Geral no mesmo nível.

A simplicidade de vida aparece nos hábitos, nas construções realizadas com linhas geométricas “limpas”, estilo despojado, sem decorações. A espiritualidade não está dirigida a uma elite, mas a seres humanos de carne, permeados profundamente do desejo de converter-se.

Este quadro estaria incompleto se não se fizesse menção do culto à Virgem das Dores e da Ternura, pronta para socorrer as mais diversas angústias, como para suscitar o respeito da mulher, numa sociedade bastante violenta.

A contribuição de Bernardo dentro da ordem foi de tão grande magnitude que ele passou a ser considerado o seu segundo fundador. No seu ingresso, em 1113, eram apenas vinte membros e um mosteiro. Dois anos depois, foi enviado para fundar outro na cidade de Claraval, do qual foi eleito abade, ficando na direção durante trinta e oito anos. Foi um período de abundante florescimento da Ordem, que passou a contar com cento e sessenta e cinco mosteiros. Bernardo sozinho fundou sessenta e oito e, em suas mãos, mais de setecentos religiosos professaram os votos.

Bernardo viveu uma época muito conturbada na Igreja. Muitas vezes teve de deixar a reclusão contemplativa do mosteiro para envolver-se em questões que agitavam a sociedade. Foi pregador, místico, escritor, fundador de mosteiros, abade, conselheiro de papas, reis, bispos e também polemista político e tenaz pacificador. Nada conseguia abater ou afetar sua fé, imprimindo sua marca na história da espiritualidade católica romana.

Durante sua vida monástica demonstrava grande fé em Deus serviu à igreja católica apoiando as autoridades eclesiásticas acima das pretensões dos monarcas. Em função disto favoreceu a criação de ordens militares e religiosas. Uma das mais famosas foi a ordem dos cavaleiros templários.

Ao morrer o papa Honório II em 1130, Bernardo apoiou o papa Inocêncio II, que assim conseguiu se impor ao antipapa Anacleto II. Sempre influenciou os sucessivos pontífices com seu apoio. O rei Luís VII da França e o papa Eugénio III, em 1147, encomendaram a Bernardo a pregação da segunda cruzada. Porém, não aceitava as motivações políticas e econômicas subjacentes à iniciativa dos soberanos, mas mesmo assim apoiou.

Ao lado dessas atividades, nesse mesmo período teve uma atividade literária muito expressiva, escrevendo numerosos sermões e ensaios externando o seu espiritualismo contemplativo.

Sua obra mais conhecida foi Adversus Abaelardum. Nela combateu as teorias do teólogo e filósofo Pedro Abelardo, por não aceitar as interpretações racionalistas que, segundo Bernardo, desvirtuavam a fé exigida pelos mistérios de Deus.

Tornou-se o maior escritor do seu tempo, apesar de sua saúde sempre estar comprometida. Isso porque Bernardo era um religioso de vida muito austera, dormia pouco, jejuava com freqüência e impunha-se severa penitência.

Em 1153, participando de uma missão em Lorena, adoeceu. Percebendo a gravidade do seu estado, pediu para ser conduzido para o seu Mosteiro de Claraval, onde pouco tempo depois morreu, no dia 20 de agosto do mesmo ano.

Foi sepultado na igreja do mosteiro, mas teve suas relíquias dispersadas durante a Revolução Francesa. Depois, sua cabeça foi entregue para ser guardada na catedral de Troyes, França.

São Bernardo de Claraval, canonizado em 1174, recebeu, com toda honra e justiça, o título de doutor da Igreja em 1830.



São Bernardo e Portugal

Lendas há que associam São Bernardo e Portugal. Diz-se, por exemplo, que o próprio Bernardo teria vindo a Portugal, por altura da introdução da Ordem Cisterciense no país (Mosteiro de São João de Tarouca, 1142), e até que teria estado na abadia de Alcobaça, um dos maiores coutos cistercienses de toda a Europa (o que evidentemente era impossível, já que a abadia alcobacense foi sagrada no ano da morte de Bernardo).

Estudos recentes dão como certo que São Bernardo esteja associado à independência de Portugal - parece ter sido por sua mediação (ou pelo menos, por mediação da sua abadia) que o Papa enviou um legado à Península Ibérica, o qual reconheceu, senão a independência nacional, pelo menos o título de dux a Afonso Henriques e a submissão do novo país à Santa Sé, pelo pagamento de quatro onças de ouro anuais.

(1) E. VACANDARD, Vie de Saint Bernard, 2 volumes, Paris, 1895. Para uma orientação bilbiográfica sobre s. Bernardo, cf. P. ZERBI, Bernardo di Chiaravalle, in, Biblioteca Sanctorum, III, Roma, 1963, col. 31-37. Para uma apresentação geral da vida e da obra de S. Bernardo, pode-se consultar: J LECLERCQ, San Bernardo e lo Spirito cistercense, Turim, 1976; J. LECLERCQ, Opere di San Bernardo, aos cuidados de Ferruccio Gastaldelli, Milão, 1984 volume I, Introdução geral, pp. XI-LXI

(2) J. LECLERCQ et H. ROCHAIS, Sancti Bernardi Opera 9 volumi, Roma 1957-1977

terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Assim

Eu queria ser o arrepio

que eleva teus pêlos

e te deixa voar sob a Via-Láctea

eu queria ser a última saliva

que umedece o céu da boca tua

de estrelas cadentes

eu queria ser também

o momento crucial no qual se ejacula

deixando a Terra entrar em transe

queria apenas que não tivesses medo de mim

e que me possuisses assim

bruscamente,mas,com a sutileza de uma pétala escura

queria e hei de ver

ainda que seja em outra forma

você sair de você

eu de você

e nós sob o neom

trocar-mos carícias

e eu

nunca mais chorar por você


( Valdir Lima )

sábado, 15 de dezembro de 2007

SER EVANGÉLICO





Ser evangélico não basta; é preciso ser de Jesus!


Encontro com a Vida

Trinta e cinco milhões de evangélicos. Esse é o dado do último censo realizado no Brasil.

A pergunta, no entanto, é: Quantos desses trinta e cinco milhões, de fato, já compreenderam o Evangelho de Jesus?

Porque compreender o Evangelho me leva a viver de um modo diferente. E quando digo diferente, não estou me referindo ao "diferente", normalmente, utilizado para dizer que a pessoa não fuma, não frequenta alguns lugares, não assiste determinados filmes, não fala palavrões ou que passou a frequentar os cultos de uma igreja cristã, algumas vezes por semana.

Não é sobre esse diferente que estou falando. Porque se esse fosse o diferente, seria superficial demais, cosmético demais, paliativo demais. Seria, como se diz "só para inglês ver". Esse diferente, até a educação e o bom senso podem produzir.

Eu conheço várias pessoas que não se consideram cristãs e que não fumam, não falam palavrões, não gostam de alguns filmes, não vão a certos lugares - não por uma questão de fé; mas, simplesmente, porque não gostam, não concordam ou porque sabem que não vai fazer bem à saúde e coisas assim.

Só que o diferente que eu estou falando é aquele onde o coração se torna mais compassivo, mais misericordioso, mais bondoso, mais limpo, mais verdadeiro, mais tolerante, mais caridoso, mais sensato, mais sábio, mais consciente, mais em paz, mais humilde, mais servo, mais voluntário, mais parecido com Jesus.

Se eu acho que compreendi o Evangelho, mas continuo preconceituoso, orgulhoso e insensível à dor do meu próximo; eu estou, completamente, enganado. Se eu acho que creio no Evangelho, mas eu não me compadeço, nem mesmo, de um familiar que está sofrendo com depressão ou ansiedade, eu estou, completamente, iludido. Se eu acho que eu conheci o Evangelho, e eu, nem mesmo, trato com misericórdia quem está sofrendo por causa de uma enfermidade; nem humano eu estou sendo, quanto mais cristão.

O Evangelho eternece o coração da gente. O Evangelho nos torna mais gente. O Evangelho nos ajuda a enxergar a nossa própria fragilidade e pequenez. O Evangelho nos faz ver que não há respostas prontas e nem fórmulas secretas. O Evangelho nos torna mais humanos. Nos faz mais parecidos com Jesus.

Será que as pessoas não percebem que conhecimento teológico ou bíblico não torna ninguém num seguidor de Jesus? Porque Ele disse que é manso e humilde de coração. E o que Ele quer nos dar é descanso para as nossas almas.

Há muita gente letrada na Bíblia, mas vazia do amor de Deus. É claro que elas querem ser amadas. E é claro que elas usam versículos para cobrar amor dos outros. Elas se vêem como vítimas do desamor e injustiçadas pelos outros. Mas, elas mesmas não vivem o amor. Não vivem a extravagância da graça. Pelo contrário, vivem de suas medidas e cálculos baseados na lei e nas regras rígidas e frias da religião.

Amor não é o que sentimos, mas o que fazemos. Deus amou o mundo e deu o Seu Filho. Daí que quando amamos, fazemos algo.

É aí que eu entendo que o amor é o único que autentica a vida com Deus. Ou seja, não há Deus se não há amor. Porque Deus é amor. E porque, sem amor, nada é feito em Deus e muito menos para Ele.

Quando falo de amor, falo dessa escolha de se doar pelo bem do outro. Esse olhar para a vida com os olhos do bem. Não um sentimento arrebatador que mistura química com hormônios. Mas aquela escolha da vontade de fazer o bem em nome de Jesus.

O amor lança fora o medo; mas, também lança fora o sentimento de vítima, o desejo de ser reconhecido, a luta por posições, o orgulho que nos faz olhar para as pessoas de cima para baixo, a arrogância religiosa, as disputas sem sentido e a falta de misericórdia.

Que pena ver que o Evangelho foi transformado em uma simples doutrina a ser estudada. Que pena que há tanta gente que conhece a Bíblia, mas não reflete Jesus em sua vida. Que pena que as pessoas conseguem se considerar cristãs, mas não vêem que o alvo de tudo é ser como Jesus, amar a Deus e ao semelhante.

Quantas pessoas decoram capítulos inteiros da Bíblia, mas não podem se compadecer de um irmão que está fraco e doente. São capazes de explicar doutrinas e discorrer sobre os mais diversos temas da teologia, mas não expressam qualquer misericórdia e compaixão em sua vida.

O critério final do julgamento, segundo Mateus 25, não será o conhecimento bíblico ou teológico, mas o amor. "Tive fome e não me destes de comer, tive sede e não me destes de beber". Parece que ainda não entendemos que o que fazemos a um dos nossos irmãos ou irmãs estamos fazendo a Jesus.

Não dá para amar a Deus e odiar o meu irmão. Não dá para falar nas línguas dos anjos e dos homens e não viver o amor de Deus. Não dá para profetizar, operar sinais e prodígios, curar enfermos e libertar oprimidos, e não ser compassivo, misericordioso, bondoso e humilde de coração. O reino de Deus é fundado sobre o amor-ágape de Deus. O amor que escolhe buscar o bem do outro.

Não um amor romântico ou sentimental; mas um viver onde as escolhas tem haver com essa busca. Isso, sim, tem haver com o espírito do Evangelho de Jesus. O resto é o resto.

Que o Espírito Santo se derrame sobre nós e nos faça ver que não só sem fé é impossível agradar a Deus; mas que quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.

O que interessa não é ser evangélico, é viver o Evangelho. O que interessa é ser de Jesus. É ser igual a Jesus.

Por : Gracyelle Mayza

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Ação política





Ação política (1)

Como o grêmio estudantil é uma instituição política, representativa e democrática dentro da escola, sua atuação tende a tornar a unidade escolar um espaço público amplo e difusor de politização, inclusive à comunidade do entorno. Isso ocorre porque a ação política, por definição, é preeminente e a partir do momento em que ela é disparada, logo uma outra a sucede, criando um caminho sem volta de onde emergem conflitos, propostas, discursos, mas essencialmente negociação e experiência coletiva

2)_ Como uma ação política gera outra, necessariamente, no momento em que os jovens optam pela participação nos grêmios, naturalmente iniciam suas atividades reivindicando por melhorias no espaço físico da escola etc. Mas com o decorrer do tempo, logo passam a discutir temas de grande abrangência pública como projeto político-pedagógico, programas de cultura e lazer às juventudes presentes na unidade escolar, políticas de emprego, política educacional (com especial atenção ao acesso à universidade), violência, entre outros. Depois de acesa e alimentada, a chama da participação domina o espírito dos estudantes e os encoraja ao exercício da cidadania. Com o tempo, eles ocupam todas as instituições da escola (Conselho Escolar e Associação de Pais e Mestres), chegando muitas vezes a liderá-las, além de atuar em outras organizações externas ao ambiente escolar, superando em alguns casos as fronteiras comunitárias

3)_ Infelizmente, não são todos os grêmios que alcançam plenamente esses resultados. Em parte isso ocorre pelos próprios limites da cidadania e da cultura cívica democrática no Brasil. Mesmo sendo a escola algo nada novo, trabalhar em seu território, aproveitar as suas potencialidades e superar seus obstáculos, a torna um espaço propício para o semear de perspectivas e colheita de soluções