quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Abandono e descaso: Enfermeiros e médicos tem que trazer material de casa para poderem atender em PSF de Sta Rita

Na manhã desta Quinta feira (01/08) os vereadores de oposição receberam uma grave denúncia de que em um PSF localizado no Bairro de Marcus Moura, haviam inúmeras caixas de remédios com as datas de validade vencidas.


(farmácia do PSF com estoque vazio)

Diligente ao chamado, o vereador socialista João Júnior esteve presente in loco, no PSF Marcos Moura III.  No local, o parlamentar se deparou com situação de extrema insalubridade, devido a grande falta de medicamento, a inexistência de materiais de atendimento e o grande acúmulo de lixo hospitalar, acondicionados de forma irregular, ficando o lixo exposto ao contato dos usuários da unidade de saúde, na grande maioria dos casos, crianças e idosos.



(lixo hospitalar na entrada do PSF)

"O que mais nos chamou a atenção e me deixou estarrecido, foram os depoimentos dos funcionários da unidade. Que afirmaram por diversas vezes que só estão realizando os atendimentos à população, porquê estão tendo que trazer os materiais de insumo como gaze, esparadrapo, luvas, entre outros, de casa ou tendo que comprar com os seus próprios salários. Uma vergonha, pois a Prefeitura dispõe de receitas suficientes para a aquisição desse material. Uma lástima" afirmou o atuante vereador de oposição, João júnior (PSB).


(resto do material trazido pelo dentista)

Ainda de acordo com os relatos dos funcionários, o  dentista vem diariamente para o PSF, mas, fica impedido de atender por conta da inexistência de materiais e, o mesmo só realiza os atendimentos quando traz o material de casa. Outro triste dado é que, devido os demais PSF's do bairro não disporem de médicos, o PSF Marcos Moura III fica sobrecarregado para atender condignamente o cidadão e a cidadã.


 (Gaze e material de insumo trazido pelos funcionários)

(Material comprado pelas enfermeiras para atenderem o povo)

"Estarei emitindo requerimentos, ofícios e demais solicitações junto com os meus pares na Câmara Municipal, solicitando ao prefeito a imediata resolução do problema, não penas deste PSF, mas, de todos os PSF's da cidade e que o mesmo elabore uma data base periódica para a realização do abastecimento dos PSF's, para que o cidadão pai, mãe e filhos de família não venham a serem prejudicados e fiquem sem atendimento. Pois, tudo o que não pode e não deve acontecer, é o cidadão ser prejudicado por conta da inércia  de um prefeito e um secretário que ainda não disseram para quê vieram." enfatizou o socialista.

Além disso, ainda tem as instalações hidro-sanitárias que necessitam de um amplo reparo.
Vejam como está a pia do PSF:




Com a palavra, o prefeito.




Por: Rodrigo Costa.

Nenhum comentário: