terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Lança-Perfume


Por que é proibido?
porque o seu princípio ativo, chamado cloreto de etila, dá ao usuário além de uma sensação imediata de bem estar, excitação, euforia, pertubações auditivas, visuais, desorientação, depressão, alucinações. Podendo causar desmaios e até mesmo a morte de quem o inala.O uso de inalantes pode levar ao desenvolvimento de sérios problemas de saúde(como parada respiratória), conflitos com a justiça(é punido com até 15 anos de reclusão), envolvimento em acidentes de várias naturezas(por causar desorientação), conflitos familiares, entre outras coisas .
Dados de pesquisas locais, realizadas com universidades isoladas, mostram que o uso de solventes e inalantes por parte dos estudantes universitários é superior ao encontrado entre estudantes do ensino fundamental e médio.
pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP) , encontrou que 24,5% haviam usado estas substâncias pelo menos uma vez na vida, 13,5% no último ano dos seus respectivos cursos e 6,5% nos últimos 30 dias de curso.
A princípio o lança-perfume era espirrado nas pessoas para deixar a pele gelada. Por evaporara rápido, o cloreto de etila retira o calor da área onde foi aplicada. Isso nos primeiros carnavais do século xx. Chegando a ser proibido no Brasil na década de 1960. Quando passou a ser utilizado como entopencente pelos foliões daquela época.
Em algums países como Argentina e Paraguai, a sua comercialização é legalizada. O que faz com que contrabandistas atuem na área da triplice fronteira Brasil, Argentina e Paraguai introduzindo em nosso país o produto que por aqui é proibido.


fonte:Secretaria Nacional Antidrogas



Por: Rodrigo da Costa.

Nenhum comentário: