segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

O Velho Chico.



Fala-se muito nos dias de hoje sobre a transposição do Rio São Francisco. O projeto já foi sancionado pelo senhor Presidente da República Federativa do Brasil Luís Inácio Lula da Silva. O projeto visa levar água as comunidades que carecem de água potável, que atingem mais ou menos seis milhões de nordestinos.



A ideia é essa! Mas na realidade essa transposição apenas virá a beneficiar os proprietários de latifundios cortados pelo canal que irão transpor as águas do "velho chico".
Outro fator ignorado pelas autoridades competentes é o processo de salinização das águas da foz do rio. Para se ter uma idéia, as águas do "velho chico" avançavam 16 km
para dentro do mar. Era possível pescar peixes típicos do "velho chico" a 16 km da costa.Hoje, oque se vê é a foz do rio em estado de salinizaçâo. O rio já não mais alcança o mar. Morre antes de o fazê-lo !
Antes de pensar em transpor suas águas, os nobres senadores de nossa república, deveriam revitalizar o rio e não desviar suas águas.
Vossa eminência, o senhor Bispo Dom Luiz Flávio, reiniciou a sua greve de fome contra a transposição do Rio São Francisco ... Pra quem não lembra, o bispo há 2 anos atrás passou 11 dias fazendo greve de fome.


Eu, particularmente, sou contra a transposição nos moldes do atual projeto.
Deveriamos pensar primeiro na revitalização do rio e então, só depois transporiamos as águas do "velho chico"

Nenhum comentário: